segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Mutirão Ecológico reuniu moradores de Mangabeira e comunidades vizinhas



                                                                                                              Texto: Farnésio Bráz - COFASPI

O mutirão ecológico realizado domingo (27) na comunidade Mangabeira, em Mirangaba/BA, reuniu dezenas de moradores/as locais e de comunidades vizinhas. A iniciativa foi organizada pelo Grupo de Jovens “Criando e Renovando” com a associação da comunidade Mangabeira, tendo apoio da Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI); do Projeto Pró-Semiárido – executado pela da Secretaria de Desenvolvimento Rural por meio Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional do Governo da Bahia; e de diversos parceiros locais.
Iniciado durante a manhã, às 7h, com coleta do lixo da comunidade e instalação de placas educativas e coletores de lixo feito com pneus reciclados (artesanalmente produzidos por jovens), o Mutirão Ecológico contou ainda com café da manhã comunitário. Também foram realizadas palestras para dialogar sobre os temas "lixo, saúde e meio ambiente", com o intuito de fortalecer ações de conscientização ambiental.
Já no turno da tarde, foram feitas orientações sobre documentação de terra e elaboração de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAPs). Ao final, a noite cultural ficou por conta dos sambas de roda das comunidades rurais, que animaram moradoras e moradores, fortalecendo a identidade cultural do território. Ainda durante a noite, foi realizado um desfile de roupas confeccionadas com material reciclado. 

Confira também o álbum de fotos no facebook da comunidade Mangabeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário