quarta-feira, 13 de julho de 2016

Ato em Juazeiro/BA e Petrolina/PE defendeu direitos de famílias do Semiárido

Ato reivindicou continuidade e avanço de políticas no Semiárido 
Integrantes da COFASPI participaram na segunda (11) do ato “Semiárido Contra o Golpe - Nenhum Direito a Menos” com presença do ex-presidente Lula, organizado pela Articulação Semiárido Brasileiro e pela Frente Brasil Popular, que reuniu famílias agricultoras, movimentos sociais, representantes políticos e da sociedade civil em protesto contra retrocessos em políticas públicas e ações de convivência com o Semiárido. A concentração ocorreu às 16h e os participantes fizeram travessia da ponte Presidente Dutra, que liga os municípios de Juazeiro/BA e Petrolina/PE.
Naidison Baptista (ASA) com o ex-presidente Lula 
Durante o ato, foram realizadas apresentações culturais e discursos de protesto em oposição a medidas do governo interino de Michel Temer que interferem em projetos e programas sociais fundamentais para populações do Semiárido. Também houve reivindicações em prol da continuidade e avanço na garantia de direitos que contribuem para a soberania alimentar de milhares de famílias. “Nós precisamos lutar contra o golpe e entender um conjunto de coisas que estão acontecendo (...). A vida no Semiárido mudou porque nós construímos um conjunto de políticas que foram aplicadas e mudaram o Semiárido. Deram oportunidade para que os homens e mulheres mostrassem o que eles são”, afirmou um dos coordenadores da Articulação do Semiárido (ASA), Naidison Baptista.
Nos últimos 12 anos, a implementação de políticas voltadas, por exemplo, para a assistência técnica e acesso à água favorecem a autonomia de famílias agricultoras. No entanto, ameaças como a extinção dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) colocam em risco direitos já conquistados. Durante discurso, o ex-presidente Lula destacou a importância da agricultura familiar para a produção de alimentos que chegam à mesa dos/as brasileiros. “Ninguém mais vai dizer que o povo do Semiárido não é capaz. Que o Semiárido não pode produzir e que as pessoas que moram aqui têm de ir para São Paulo ou Rio de Janeiro (...)", afirmou.


* O discurso do ex-presidente Lula está disponível na íntegra em: https://soundcloud.com/institutolula/ato-semiarido-contra-o-golpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário