sexta-feira, 8 de julho de 2016

Agricultoras e agricultores de Miguel Calmon/BA participaram de “Dia de Campo”

A atividade ocorreu na comunidade Cabral, em Miguel Calmon/BA
Na manhã da última quarta (6), reunidos na associação da comunidade Cabral, em Miguel Calmon/BA, agricultoras e agricultores familiares com integrantes do projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), executado pela COFASPI, conversaram sobre temas relacionados a agroecologia e cuidados para garantir o crescimento saudável das plantas. Como os diversos seres vivos, os vegetais precisam de alimento. E são os solos que fornecem os nutrientes necessários para o metabolismo das plantas.
            Entre diálogos e troca de saberes, os/as participantes “Dia de Campo” socializaram aprendizados sobre o uso de biofertilizantes para afastar insetos das hortas e a produção de compostos feitos com o aproveitamento de produtos naturais, como restos de alimentos; cinza e esterco, por exemplo, para nutrir o solo. Ao ouvir as orientações, o agricultor Carmerindo Gomes se surpreendeu e explicou que, aos 77 anos, pela primeira vez conheceu a técnica da cobertura de solo, com o manejo de plantas para proteger a terra. “Se essa explicação eu soubesse antes (...) ia viver mais”, completou ao enfatizar os benefícios da agricultura sustentável para o meio ambiente e a saúde humana.
            Outro agricultor, Usan Santos, 54 anos, fez questão de levar um grupo de pessoas até o quintal da sua casa, próximo à associação, para ver de perto a horta onde produz alimentos, de forma agroecológica, que garantem o consumo familiar. Em seguida, a continuidade do “Dia de Campo” foi com atividades práticas na propriedade da agricultora Rosicleide Brito, que mostrou o modo como ela faz um composto, resultante da decomposição de restos vegetais e outros produtos, para utilizar na horta onde produz alimentos saudáveis com o auxílio da família, que também colabora na comercialização do excedente de frutas e verduras na feira. “A gente tem que (...) aprender a respeitar o solo para produzir alimentos de qualidade”, afirmou durante a atividade. Ao final, todos acompanharam ainda orientações práticas do técnico Marcos Sampaio sobre biofertilizantes.

Texto e fotos: Luna Layse Almeida - Ascom/COFASPI

Cobertura fotográfica:

O agricultor Carmerindo Gomes (à direita) ficou surpreso com a técnica da cobertura de solo
O agricultor Usan Santos tem horta para o consumo familiar
Tomate produzido no quintal do agricultor Usan Santos
Rosicleide Brito (à esquerda) comercializa alimentos agroecológicos
Horta da família da agricultora Rosicleide Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário