quarta-feira, 1 de abril de 2015

FORÇA DE VONTADE: INGREDIENTE QUE TRANSFORMA VIDAS NO SEMIÁRIDO



“Força de vontade! Se você acreditar é capaz de mudar sua vida para melhor”, expressa a agricultora Ednalva da comunidade de Inácio João, município de Caém na Bahia, que junto com dona Isabel, dona Marines e dona Janete, receberam um grupo de agricultores/as da cidade de Mirangaba/BA, para compartilhar suas experiências de conviver bem na região, buscando qualidade de vida através do consumo saudável de alimentos produzidos com os princípios agroecológicos, além da comercialização do excedente da produção por meio do espaço da Feira Agroecológica de Caém, que proporciona renda e autonomia para permanecer no campo.

Assim, diversas práticas foram socializadas nesse momento de intercâmbio, partindo do manejo sustentável da terra e da água, uma diversidade de produção de alimentos em um pequeno pedaço de terra, canteiros econômicos, adubos orgânicos, biofertilizantes e defensivos naturais, que auxiliar no controle das pragas na produção. “Agente percebe que não foi fácil elas conseguirem essa maravilha, mas que com esforço é possível, se agente acreditar conseguimos também, ter uma vida melhor e sem comer tanto veneno por aí”, diz dona Ruth com uma enorme vontade de.

Com inspiração no que foi visto no dia anterior, se comprometendo a colocar em práticas e serem multiplicadores das experiências de convivência no Semiárido, a visita continuou na belíssima experiência de dona Marivone Alves, que compartilhou um pouco da sua historia de luta, resistência e superação aos desafios da sua comunidade, abrindo as postas para conhecer um belo quintal produtivo, com diversidade de fruteiras, criação de animais e pequenos canteiros de hortaliças regados com as bênçãos que Deus mandou para sua cisterna-calçadão. “Muita luta. Mas a alegria de viver bem aqui recompensa”!

Ao ar livre, em baixo de um pé de manga, uma boa prosa, risos e lembranças de tudo que foi visto, aprendido em dois dias intercambiando, com a certeza de levar mais saberes para casa, com a garantia que seria o começo para transformar suas vidas, olhando e vivendo no Semiárido com o mesmo amor que se planta, rega e colhe os bons frutos dos sonhos, vontades e conquistas. 

Essa é mais uma ação importante no processo de formação e mobilização social para convivência no Semiárido, o intercâmbio faz parte das atividades de desenvolvimento do Programa Uma Terra e Duas Águas - P1+2 – da Articulação Semiárido Brasileiro – ASA, executado pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar do Piemonte - COFASPI e financiado pelo MDS. Dando oportunidade aos agricultores e agricultoras que estão conquistando uma tecnologia social de conhecer experiências e as praticas da agricultura familiar sustentável, que valoriza e possibilita mais a vida no campo.

“É no Semiárido que a vida pulsa,
É no Semiárido que o povo resiste”!!!



Robervânia Cunha, Comunicadora da COFASPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário