segunda-feira, 13 de abril de 2015

Equipe do Projeto Mais Água II realiza reuniões com as Comissões Municipais de Água


Durante o mês de março, a equipe do Projeto Mais Água II: Captação de Água de Chuva para Produção e Dessedentação no Semiárido Baiano, realizou uma maratona de reuniões com as Comissões Municipais de Água, agricultores/as e lideranças de Caém, Caldeirão Grande, Filadélfia, Mirangaba, Pindobaçu, Ponto novo, Saúde e Várzea Nova, municípios que serão atendidos pelo projeto. Com o objetivo de apresentar, esclarecer dúvidas e fazer as articulações para começar os trabalhos.

As Comissões Municipais de Água são compostas por representantes das comunidades e têm por função, acompanhar e monitorar o desenvolvimento do projeto social, desde a seleção das famílias, até a conclusão de todo o processo de cursos, entrega de material, construção da tecnologia e organização política das famílias e comunidades. O trabalho das comissões é totalmente voluntário.

A coordenadora do projeto, Nara Lígia, fez um esclarecimento geral acerca da função e responsabilidade das comissões, destacando a grande importância desses grupos no exercício da fiscalização das ações do projeto para que o controle social aconteça na prática. Também foi aberto espaço para a entrada de novos integrantes nas comissões.

Foi destacado também a importância das políticas públicas, que visam assegurar direito de cidadania, de forma difusa ou para determinado segmento social, cultural, étnico ou econômico. Que é necessário seguir todos os critérios determinados no projeto, para distribuição das tecnologias sociais, não podendo ter intenções de “politicagem” e interesses individuais ou por parte da comissão.  
 
O Projeto Mais Água II é executado pela COFASPI - Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, fruto de um contrato entre o Governo do estado da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), em parceria com a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA).

Fabiano Vidal
Comunicador Popular da COFASPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário