segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Feira Agroecológica presente em cada município do Piemonte


Cada município do Território de Identidade Piemonte da Diamantina conta com uma Feira Agroecológica. Em espaços diferenciados, produtores e produtoras da agricultura familiar comercializam uma diversidade de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos. “Ter acesso a uma alimentação saudável, de qualidade e em quantidade suficiente é um direito de todos e todas. Isso é segurança alimentar e nutricional. Já a soberania alimentar estar associada à autonomia dos povos de decidir o que comer e como produzir, respeitando seus hábitos alimentares”.


ENDEREÇO DE LOCALIZAÇÃO DAS FEIRAS AGROECOLÓGICAS SOLIDÁRIAS DO PIEMONTE  - REFAS

CAÉM ->PRAÇA NOVAES – AO LADO DO CRAS - SEXTA-FEIRA  MANHÃ
SAÚDE -> AVENIDA CORONEL JOAQUIM MALTA           SEXTA-FEIRA  MANHÃ
VÁRZEA NOVA -> PRAÇA DA FEIRA – SÁBADO  MANHÃ
MIRANGABA -> PRAÇA DA FEIRA - SEXTA-FEIRA  MANHÃ
OUROLÂNDIA -> PRAÇA OURO BRANCO – SÁBADO  MANHÃ
JACOBINA -> AO LADO DO MERCADO VELHO - QUARTA E SEXTA-FEIRA
EM CACHOEIRA GRANDE AOS DOMINGOS PELA  MAHNÃ
MIGUEL CALMON -> PRAÇA DA FEIRA – SÁBADO  MANHÃ
CAPIM GROSSO -> PRAÇA JOSÉ PADRE ALVES - SEXTA-FEIRA  MANHÃ
SERROLÂNDIA -> AV. MONOEL ROQUE RODRIGUES /MERCADÃO – SÁBADO  MANHÃ




segunda-feira, 11 de agosto de 2014

COFASPI RECEBE AVALIAÇÃO POSITIVA DO CONTRATO DE ATER

A Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte – COFASPI, com sede em Jacobina/BA, entidade executora do projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, destinado para Agricultura familiar, nos municípios do Território de Identidade Piemonte da Diamantina, com lote 6 e lote 18, fruto de um  contrato do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretária de Agricultura , Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura  - SEAGRI e Superintendência da Agricultura Familiar – SUAF, recebeu a avaliação do processo de desenvolvimento do contrato de ATER positiva, identificado como Nível A (Recomendação para prorrogação, sem restrições).

O projeto de ATER faz parte da linha de execução de projetos da COFASPI, que trabalha na perspectiva de atender as famílias do campo, com assistência técnica, intermediando que as políticas públicas cheguem de fato para suprir as necessidades das famílias do Semiárido, com soberania alimentar e nutricional, autonomia através da geração de renda, o que resulta na permanência da família, com qualidade de vida, no campo.

O diferencial desse projeto foi, de fato, a interlocução das ações estratégicas da COFASPI. Pensando no desenvolvimento local sustentável e na qualidade de vida das famílias de agricultores do Piemonte da Diamantina, a COFASPI usou como metodologia a integração entre as ações de ATER, Acesso à água para consumo e produção agroecológica e a comercialização justa e solidária. Dessa forma, foi possível perceber uma solidez nos trabalhos e fácil visualizar um melhor avanço nas estratégias de convivência com o semiárido.

Esses frutos já podem ser percebidos no aumento no número de grupos utilizando da estratégia das feiras agroecológicas, nos municípios que possuem ações de ATER, bem como na quantidade de famílias de agricultores, atendidos pela COFASPI, acessando Garantia Safra, PRONAF, PAA e PNAE.

As ações de ATER participativa são primordiais no processo de construção do conhecimento para o desenvolvimento sustentável das comunidades de agricultores familiares, em especial na COFASPI, é foco para os trabalhos com os grupos de agricultoras, agricultores, jovens e crianças no campo. Acreditamos que apenas dessa maneira poderemos efetivar e assegurar os direitos básicos no intuito de evidenciar os saberes, sabores, aromas e jeitos de um semiárido que clama apenas por mais reconhecimento.


quinta-feira, 7 de agosto de 2014

2ª OFICINA DE FORMALIZAÇÃO DA REFAS

A COFASPI realizou nos dias 04 e 05 de agosto, mais uma oficina de formalização da Rede de Feiras Agroecológicas Solidária do Piemonte da Diamantina – REFAS, por meio do projeto de Apoio a Prática Inovadora de Fortalecimento da Rede de Feiras Agroecológicas do Piemonte da Diamantina como estratégia de Convivência no Semiárido, fruto do Prêmio Mandacaru.

O objetivo desses momentos, além de refletir, discutir e trocar conhecimentos sobre as práticas dos grupos das Feiras Agroecológicas, segue em constituir juridicamente a Rede, e assim criar uma associação, fortalecendo e possibilitando o protagonismo e autonomia dos agricultores e agricultoras, como alternativa para permanecer no campo, levando ainda alimentação saudável para suas famílias e consumidores.

Esse encontro proporcionou grandes aprendizados sobre os processos de constituição de Rede, sobre orientação e acompanhamento de Advogado Dr. Hudson, do educador popular Professor Reis e Fabrício, com a participação de coordenadoras da REFAS e representantes de grupos das Feiras Agroecológicas dos municípios do Piemonte. Na ocasião foi construído ainda um planejamentos de visitas nas produções e Feiras que faz parte da REFAS e também em outras, visando a partilha de estratégia e práticas para aumentar, diversificar a produção de alimentos, além de outras ações de fortalecimento e expansão  da Rede.

Escavações e construções das tecnologias sociais do Projeto Mais Água continuam no Município Caldeirão Grande

O Projeto Mais Água – Captação de água de chuva para produção no Semiárido baiano, continua implementando suas tecnologias nos municípios contemplados. Em Caldeirão Grande, o processo de escavações e construções de barreiros familiares e cisternas enxurradas estão a todo vapor. Estas construções vão garantir o acesso e utilização sustentável da água de chuva para produção familiar de alimentos e promoção da segurança alimentar e nutricional de centenas de famílias do território do Piemonte Norte do Itapicuru, além de ajudar na criação de animais.

Em Caldeirão Grande, ao todo serão construídas 60 cisternas de produção e 50 barreiros de trincheiras familiares. Além das outras tecnologias, como barragem subterrânea, barreiro de trincheira comunitário, limpeza de aguadas, bomba d’água popular e quintal produtivo.

A família de dona Nedina, 60 anos, da comunidade de Baixas, foi uma das beneficiadas pelo projeto, ela fala da alegria de conseguir mais essa conquista. “Nóis já tinha ganhado uma cisterna de consumo da COFASPI e isso melhorou muito a vida da gente, porque nóis tinha que caminhar mais de uma légua pra pegar uma água barrenta pra beber. E agora com essa outra cisterna, vamo poder plantar nossa hortinha e nossas plantas e comer melhor”, comemora dona Nedina”. 

A coordenadora do Projeto Mais Água, Nara Lígia, fala sobre o andamento das implementações nos municípios. “Estamos felizes e realizados, pois o Projeto Mais Água caminha para sua finalização, estamos com 74% das implementações e atividades concluídas. Mas, nossa maior satisfação está em saber que a maioria das famílias atendidas pelo projeto já está produzindo para o consumo da família e a comercialização do excedente”, diz Nara Lígia.  

O Projeto é realizado pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), em parceria com a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA). 


Fabiano Vidal
Comunicador Popular da COFASPI

terça-feira, 5 de agosto de 2014

COFASPI realiza intercâmbio interestadual entre agricultores/as em Sergipe


A COFASPI – Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, em parceria com o MOC – Movimento de Organização Comunitária realizou, nos dias 28, 29 e 30 de julho, um intercambio interestadual com agricultores e agricultoras comtemplados pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). A multiplicação de experiências e troca de saberes para Convivência com o Semiárido, aconteceram no município de Nossa Senhora da Glória (SE), na Comunidade Agostinho e no Assentamento Lagoa das Areias. O intercâmbio teve o apoio da SASAC – Sociedade de Apoio Sócio Ambientalista e Cultural, de Simão Dias (SE).

O primeiro lugar a ser visitado foi a propriedade do senhor José Nobre, de 69 anos, localizada na comunidade de Augustinho. Inicialmente houve um bate papo onde o agricultor experimentador falou da importância da agroecologia. Logo depois, o grupo foi conhecer suas experiências. Ele tem uma cisterna de produção do Programa P1+2. Ele mostrou como trata e conserva o solo de sua propriedade, onde se percebe uma camada orgânica através dos seus manejos. Também mostrou o manejo de água através de seu sistema de irrigação artesanal, que garante a produção de uma infinidade de alimentos, como alface, tomate, pimentão, abóbora, entre outros. Além de técnicas de plantio.

No assentamento Lagoa das Areias, os agricultores e agricultoras conheceram a propriedade do senhor Carlos Soares, de 60 anos. Senhor Carlinhos, como é conhecido, também falou da importância de uma produção agroecológica. Orgulhoso, ele mostra o seu barreiro familiar, que o mesmo chama de “barra de outro”. Através dele, senhor Carlinhos garante uma segurança alimentar para sua família, e dá exemplo de Convivência com o Semiárido.

Ambos os agricultores experimentadores, ensinaram receitas e modo de uso de produtos naturais que ajudam a vida na roça. Senhor José Nobre mostrou repelente e fertilizante naturais, que ajudam na manutenção e controle de pragas de toda produção. Já o senhor Carlos Soares, ensinou a fazer o sal vermífugo, que ajuda na prevenção e cura de doenças dos animais.

O agricultor Eliandro Souza Silva, 39 anos, do povoado de Mulungu de Várzea Nova, era um dos mais atentos, sempre com papel e caneta em mãos, ele anotava tudo que achava interessante. Eliandro falou da importância do intercâmbio. “Foi um aprendizado muito grande pra mim, principalmente na questão da saúde, porque a gente ver como é produzido e de onde sai o alimento. Eu tenho um filho e vou passar pra ele tudo que eu aprendi aqui, ainda mais sobre a questão de proteger o meio ambiente”, diz.


“Eu queria que a agroecologia fosse como a asa branca, voando sobre as terras do nosso sertão. Soltando a semente da salvação para as nossas gerações”.

José Nobre, agricultor experimentador


Fabiano Vidal
Comunicador Popular da COFASPI