terça-feira, 5 de agosto de 2014

COFASPI realiza intercâmbio interestadual entre agricultores/as em Sergipe


A COFASPI – Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, em parceria com o MOC – Movimento de Organização Comunitária realizou, nos dias 28, 29 e 30 de julho, um intercambio interestadual com agricultores e agricultoras comtemplados pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). A multiplicação de experiências e troca de saberes para Convivência com o Semiárido, aconteceram no município de Nossa Senhora da Glória (SE), na Comunidade Agostinho e no Assentamento Lagoa das Areias. O intercâmbio teve o apoio da SASAC – Sociedade de Apoio Sócio Ambientalista e Cultural, de Simão Dias (SE).

O primeiro lugar a ser visitado foi a propriedade do senhor José Nobre, de 69 anos, localizada na comunidade de Augustinho. Inicialmente houve um bate papo onde o agricultor experimentador falou da importância da agroecologia. Logo depois, o grupo foi conhecer suas experiências. Ele tem uma cisterna de produção do Programa P1+2. Ele mostrou como trata e conserva o solo de sua propriedade, onde se percebe uma camada orgânica através dos seus manejos. Também mostrou o manejo de água através de seu sistema de irrigação artesanal, que garante a produção de uma infinidade de alimentos, como alface, tomate, pimentão, abóbora, entre outros. Além de técnicas de plantio.

No assentamento Lagoa das Areias, os agricultores e agricultoras conheceram a propriedade do senhor Carlos Soares, de 60 anos. Senhor Carlinhos, como é conhecido, também falou da importância de uma produção agroecológica. Orgulhoso, ele mostra o seu barreiro familiar, que o mesmo chama de “barra de outro”. Através dele, senhor Carlinhos garante uma segurança alimentar para sua família, e dá exemplo de Convivência com o Semiárido.

Ambos os agricultores experimentadores, ensinaram receitas e modo de uso de produtos naturais que ajudam a vida na roça. Senhor José Nobre mostrou repelente e fertilizante naturais, que ajudam na manutenção e controle de pragas de toda produção. Já o senhor Carlos Soares, ensinou a fazer o sal vermífugo, que ajuda na prevenção e cura de doenças dos animais.

O agricultor Eliandro Souza Silva, 39 anos, do povoado de Mulungu de Várzea Nova, era um dos mais atentos, sempre com papel e caneta em mãos, ele anotava tudo que achava interessante. Eliandro falou da importância do intercâmbio. “Foi um aprendizado muito grande pra mim, principalmente na questão da saúde, porque a gente ver como é produzido e de onde sai o alimento. Eu tenho um filho e vou passar pra ele tudo que eu aprendi aqui, ainda mais sobre a questão de proteger o meio ambiente”, diz.


“Eu queria que a agroecologia fosse como a asa branca, voando sobre as terras do nosso sertão. Soltando a semente da salvação para as nossas gerações”.

José Nobre, agricultor experimentador


Fabiano Vidal
Comunicador Popular da COFASPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário