quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Escavações e construções das tecnologias sociais do Projeto Mais Água continuam no Município Caldeirão Grande

O Projeto Mais Água – Captação de água de chuva para produção no Semiárido baiano, continua implementando suas tecnologias nos municípios contemplados. Em Caldeirão Grande, o processo de escavações e construções de barreiros familiares e cisternas enxurradas estão a todo vapor. Estas construções vão garantir o acesso e utilização sustentável da água de chuva para produção familiar de alimentos e promoção da segurança alimentar e nutricional de centenas de famílias do território do Piemonte Norte do Itapicuru, além de ajudar na criação de animais.

Em Caldeirão Grande, ao todo serão construídas 60 cisternas de produção e 50 barreiros de trincheiras familiares. Além das outras tecnologias, como barragem subterrânea, barreiro de trincheira comunitário, limpeza de aguadas, bomba d’água popular e quintal produtivo.

A família de dona Nedina, 60 anos, da comunidade de Baixas, foi uma das beneficiadas pelo projeto, ela fala da alegria de conseguir mais essa conquista. “Nóis já tinha ganhado uma cisterna de consumo da COFASPI e isso melhorou muito a vida da gente, porque nóis tinha que caminhar mais de uma légua pra pegar uma água barrenta pra beber. E agora com essa outra cisterna, vamo poder plantar nossa hortinha e nossas plantas e comer melhor”, comemora dona Nedina”. 

A coordenadora do Projeto Mais Água, Nara Lígia, fala sobre o andamento das implementações nos municípios. “Estamos felizes e realizados, pois o Projeto Mais Água caminha para sua finalização, estamos com 74% das implementações e atividades concluídas. Mas, nossa maior satisfação está em saber que a maioria das famílias atendidas pelo projeto já está produzindo para o consumo da família e a comercialização do excedente”, diz Nara Lígia.  

O Projeto é realizado pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), em parceria com a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA). 


Fabiano Vidal
Comunicador Popular da COFASPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário