segunda-feira, 11 de agosto de 2014

COFASPI RECEBE AVALIAÇÃO POSITIVA DO CONTRATO DE ATER

A Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte – COFASPI, com sede em Jacobina/BA, entidade executora do projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, destinado para Agricultura familiar, nos municípios do Território de Identidade Piemonte da Diamantina, com lote 6 e lote 18, fruto de um  contrato do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretária de Agricultura , Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura  - SEAGRI e Superintendência da Agricultura Familiar – SUAF, recebeu a avaliação do processo de desenvolvimento do contrato de ATER positiva, identificado como Nível A (Recomendação para prorrogação, sem restrições).

O projeto de ATER faz parte da linha de execução de projetos da COFASPI, que trabalha na perspectiva de atender as famílias do campo, com assistência técnica, intermediando que as políticas públicas cheguem de fato para suprir as necessidades das famílias do Semiárido, com soberania alimentar e nutricional, autonomia através da geração de renda, o que resulta na permanência da família, com qualidade de vida, no campo.

O diferencial desse projeto foi, de fato, a interlocução das ações estratégicas da COFASPI. Pensando no desenvolvimento local sustentável e na qualidade de vida das famílias de agricultores do Piemonte da Diamantina, a COFASPI usou como metodologia a integração entre as ações de ATER, Acesso à água para consumo e produção agroecológica e a comercialização justa e solidária. Dessa forma, foi possível perceber uma solidez nos trabalhos e fácil visualizar um melhor avanço nas estratégias de convivência com o semiárido.

Esses frutos já podem ser percebidos no aumento no número de grupos utilizando da estratégia das feiras agroecológicas, nos municípios que possuem ações de ATER, bem como na quantidade de famílias de agricultores, atendidos pela COFASPI, acessando Garantia Safra, PRONAF, PAA e PNAE.

As ações de ATER participativa são primordiais no processo de construção do conhecimento para o desenvolvimento sustentável das comunidades de agricultores familiares, em especial na COFASPI, é foco para os trabalhos com os grupos de agricultoras, agricultores, jovens e crianças no campo. Acreditamos que apenas dessa maneira poderemos efetivar e assegurar os direitos básicos no intuito de evidenciar os saberes, sabores, aromas e jeitos de um semiárido que clama apenas por mais reconhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário