quinta-feira, 3 de abril de 2014

Encontro de Capacitação de Comissão de Água do P1+2

As atividades e ações do programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), que serão executadas nos Território Piemonte da Diamantina e Bacia do Jacuípe pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC), em parceria com a Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), financiado pela Fundação Banco do Brasil, deram inicio a capacitação das comissões de água dos municípios nos quais será desenvolvido o projeto: São José do Jacuípe, Várzea Nova e Ourolândia. Localidades nas quais as famílias serão atendidas com tecnologias sociais de armazenamento para água de chuva para produção, sendo 150 Cisterna-Calçadão e 150 Cisterna-enxurrada.
O encontro contou com a participação das comissões de água e da equipe do P1+2 e foi conduzido pelo Coordenador Robson Aglayton, que encaminhou e incentivou as discussões, reflexões e atividades em grupo voltadas para as diversas temáticas que envolvem a Convivência no Semiárido. Na oportunidade o coordenador apresentou também a história da COFASPI, a formação da ASA e como o projeto chegou aos municípios destinados.
Parte do encontro, dividido em 02 (dois) dias, girou em torno do planejamento do projeto, como será desenvolvido ao logo dos 12 (doze meses), assim como a importância dos comprimentos das metas mensais, discutindo e esclarecendo as dúvidas, principalmente com foco no papel ativo das comissões em todas as etapas. Segundo o senhor Anchieta Rios (integrante da comissão de água de Ourolândia), “é um desafio grande, porque além do controle social que a comissão tem como objetivo, a gente vai tentar contribuir com os trabalhos dos animadores, minha preocupação é essa procurar ajudar. Então, eu acredito que a importância dessa capacitação estar em ajudar o projeto a desenvolver. (...) Por isso gostei da forma transparente que Robson colocou o planejamento para a gente”, frisa Rios.
Um dos momentos do encontro foi refletido através do vídeo “De Agricultora Agricultor para Agricultor Agricultora: aprendendo a conviver com o Semiárido”, exibido em duas partes, a primeira: Conhecendo o caminho das águas; e a segunda: Usando a Água com sabedoria. Discutindo as estratégias inovadoras de Convivência no Semiárido. “O bom desses vídeos é que a gente descobre mais do que fazemos e sabemos”, diz o senhor Anchieta.


                

Robervânia Cunha, Comunicadora Popular da COFASPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário