quarta-feira, 16 de abril de 2014

MAIS UM TERMO DO P1+2 ENTRA EM AÇÃO COM A CAPACITAÇÃO DE COMISSÃO DE ÁGUA

Aconteceu nos dias 10 e 11 de março, o encontro de capacitação de comissão da água do Programa Uma Terra e Duas Águas P1+2, pelo Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido da Articulação Semiárido Brasileiro – ASA, executado no Território de Identidade Piemonte da Diamantina pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte - COFASPI, sediada na cidade de Jacobina na Bahia. E financiado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS.

A partir desse momento, mais um termo do P1+2 entra em ação, proporcionando muitas possibilidades, riquezas, saberes e sabores para as famílias agricultoras, incentivando e fortalecendo um “olhar de bem querer” pela convivência na região semiárida. Dessa forma, serão construídas 303 (trezentos e três) tecnologias sociais, dividida entre: Cisterna-Calçadão, Cisterna-enxurrada, Barragem Subterrânea e Barreiro Trincheira, para os municípios de Capim Grosso, Jacobina e Mirangaba.

O encontro foi conduzido pelo coordenador Gilvando Souza, como também a apresentação da COFASPI, da ASA e do MDS. E contou com a participação da equipe do P1+2 e comissão dos três municípios de atuação do projeto.
Seguindo os 02 (dois) dias com discussões, troca de conhecimento, reflexões e esclarecimentos sobre o processo de desenvolvimento do projeto de construção, mobilização e formação, com foco no papel da comissão de água, que tem por objetivo o controle social no decorrer da execução do projeto.

A dinâmica metodológica do encontro, de reunir grupos para planejar as ações junto à equipe, foi aprovada e destacada de forma positiva pela comissão. Para Sandra Martins (integrante da comissão de Capim Grosso), esse momento de capacitação foi bastante importante e produtivo para tirar as dúvidas e poder contribuir melhor ao longo do projeto. “Gostei do encontro, pois nos permitiu uma clareza bacana sobre o projeto. Espero contribuir bastante com esse controle e no que mais estiver ao meu alcance”, frisa Sandra.


Dessa forma, o planejamento é a base essencial para que o projeto P1+2 prossiga com êxito. Guiando assim, os dias de capacitação para reforçar o compromisso de alcançar as metas mensais, com o sentido real e mais importante, o de levar melhores condições para as famílias do campo, instigando agricultoras e agricultores aprender e acreditar mais na convivência no Semiárido, valorizando suas terras e origens. 






Robervânia Cunha, Comunicadora COFASPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário