segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

NOTA - MUDANÇA NO NÚMERO DE TELEFONE

Olá a todos/as,

Viemos por meio deste, comunicar a mudança no número de telefone da COFASPI, a partir do dia 04 de fevereiro de 2013 estará em funcionamento o novo número, a saber: (74) 3622-0017.

Aproveitamos a ocasião para solicitar a colaboração de todos/as para repassarem esta informação para os nossos demais parceiros que estão na cidade ou no campo dos municípios onde atuamos.

No intuito de mantermos o diálogo e a comunicação com vocês, agradecemos a compreensão.

Att.


Á Diretoria.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Fim da jornada tripla é reivindicação das mulheres camponesas



                                                         

Por Marcelo Brandão
Da Agência Brasil

Imagine-se entrando no trabalho às 5h30. Às 12h00 vai almoçar e logo depois volta ao trabalho, onde fica até as 20h00. Troque o ar condicionado do escritório pelo brilho do sol, constante, em sua cabeça, grande parte do tempo. Muitos ficam cansados só de pensar. No entanto, há mulheres que lutam pelo direito de ver essa cena apenas na imaginação, não mais uma realidade de jornada tripla, sem o devido reconhecimento.                                                   

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

I Encontro de Agroecologia do Nordeste


I Encontro de Agroecologia do Nordeste
O Nordeste brasileiro é a região que concentra o maior número de produtores agroecológico em todo o país, são mais de 2 milhões de unidades de produção familiar que cultivam alimentos respeitando a natureza e toda a biodiversidade presente no ambiente de produção, sendo que os movimentos sociais que ligados à agricultura familiar estão atualmente concentrado esforços e incentivando esse sistema de produção que verdadeiramente leva alimentos à mesa dos brasileiros.
Toda essa discussão é pauta do I Encontro de Agroecologia do Nordeste realizado pela Federação de Estudantes de Agroecologia (Faeb), no período de 19 a 26 de fevereiro no Centro de Formação do Irpaa em Juazeiro. No encontro, participam 75 representantes de instituições sociais, estudantes, técnicos agrícolas e agricultores interessados na agroecologia, uma prática muito ligada à Convivência com o Semiárido uma vez que está voltada para a preservação dos recursos naturais inerentes à agricultura familiar, onde as pessoas e o meio ambiente estão diretamente beneficiados em todo o processo de produção, beneficiamento e comercialização da produção.
Diego Albuquerque, estudante de agronomia do Campus III da Uneb, lembra que toda a produção de alimento na agricultura deve respeitar as características de cada região, como ocorre como agricultores familiares que vivem na caatinga que se preocupam com a questão da terra, da flora e da fauna fazendo compostos orgânicos, cobertura do solo e práticas sustentáveis de criação de animais por exemplo. Diego lembra que toda a biodiversidade deve ser compreendida como uma aliada na forma de produção, o que não ocorre no agronegócio cuja lógica é pensada basicamente para a produção para a exportação fundamentada no monocultivo e uso intensivo de agrotóxico que tanto degradam o meio ambiente.
Nesse encontro com representantes da Bahia, Pernambuco e Piauí, vale ressaltar a participação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAP) Movimento dos Pequenos Agricultores (MAP) e Comunidades de Fundo de Pasto.
Fonte: IRPAA

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Frente Parlamentar pela Convivência com o Semiárido será lançada na Bahia


Com o intuito de pautar a Convivência com o Semiárido como plataforma de mandato, parlamentares ligados às organizações e movimentos sociais do campo e da cidade, eleitos em 2012, criaram a Frente Parlamentar pela Convivência com o Semiárido, que será lançada sexta-feira (22) às 11h durante o 5º Festival do Umbu em Uauá (BA).

A Frente Parlamentar surge com a intenção de propor, defender e elaborar, em diálogo com a sociedade organizada, projetos e programas baseados em um novo modelo de desenvolvimento, que considera as limitações e potencialidades da região semiárida, promovendo políticas públicas apropriadas e referenciadas na lógica da Convivência.

Na região do Brasil que corresponde ao Semiárido vivem mais de vinte milhões de pessoas, quase 50% delas vivem na zona rural e com índices de qualidade de vida muito abaixo da média nacional. Contudo, a região apresenta muitos recursos e possibilidades.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

RESULTADO FINAL DO EDITAL PARA SELEÇÃO DE PESSOAL - 03/2013


COFASPI – COOPERATIVA DE ASSISTÊNCIA A AGRICULTURA FAMILIAR SUSTENTÁVEL DO PIEMONTE

O Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI – Cooperativa de Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, instituída pela Resolução 10/2012 de 19/11/2012 da presidência da Instituição, torna público resultado parcial do edital 03/2013 no PROJETO MAIS ÁGUA: captação de água da chuva para produção no semiárido baiano, CONVÊNIO Nº 256/2012, ESTADO/SEDES/COFASPI.

A COFASPI convocará a candidata selecionada para assumir seu respectivo cargo por telefone ou e-mail fornecido no ato da inscrição. Para mais informações ligar para (74) 3621 7036 e/ou enviar email para cofaspi@yahoo.com.br


CANDIDATA SELECIONADA

IVANESSA DE SOUZA BRITO






15 de Fevereiro de 2013, Jacobina - BA 


Moisés Felix de Carvalho Neto
 
Presidente da Comissão de Seleção