quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

CURSO DE FORMAÇÃO E SELEÇÃO PARA MONITORES DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS


Texto: Jaqueline Santos
Foto: Everton Souza

Nos dias 06 e 07 de dezembro de 2012, na Escola Família Agrícola de Jaboticaba (EFA), na cidade de Quixabeira-BA, foi realizada a formação e seleção de Monitores do curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos. O evento foi promovido pela COFASPI- Cooperativa de Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, como uma das atividades do Projeto Cisterna: Captação de água para consumo humano no semiárido baiano, do convênio 237/2012 celebrado entre a COFASPI e o Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES).

O curso teve como objetivo selecionar um grupo de monitores para atuar no processo de problematização e gerenciamento da água da chuva armazenada na cisterna, alimentando a formação a partir de uma discussão de convivência com o semiárido e educação popular. Com base no conhecimento prévio dos participantes e nas temáticas trabalhadas durante o curso foi construída uma metodologia participativa a ser trabalhada com as famílias selecionadas pelo Projeto Cisternas.

Segundo a coordenação do Projeto, a EFA foi escolhida para sediar o encontro por oportunizar aos participantes esclarecimento de algumas questões acerca do processo de captação, armazenamento, gerenciamento e reaproveitamento da água da chuva. Além da estrutura física, um fator importante é a educação contextualizada voltada para as discussões de convivência com o semiárido, a valorização da cultura e os costumes do povo sertanejo.

Na proposta metodológica dessa conversa, foi realizado um passeio dialogado pela escola, tendo Everton Araújo Sousa, ex-educando da EFA e atual animador projeto Cisterna, como mediador durante o passeio. Nessa atividade o grupo foi conhecendo o espaço e compartilhando os saberes, tirando algumas dúvidas e saboreando algumas acerolas orgânicas do pomar.

Ao final dos dois dias de curso teve como atividade final uma simulação, onde os grupos tinham que apresentar de forma resumida os temas discutidos durante o encontro e propor metodologias para alcançar melhor resultado junto às famílias em campo. Um dos resultados do encontro foi a criação de um cordel feito por Ivanessa Brito, recém- formada em Psicologia pela Universidade do Vale do São Francisco – UNIVASF, militante do Movimento de Mulheres do Sertão e candidata a monitora de GRH.

O projeto está sendo realizado nos municípios de Caém e Caldeirão Grande com implementação de 1.119 tecnologias, a serem mobilizadas através dos cursos, encontros de formação das famílias, onde se tem a contribuição da mesma participando de todo o processo.



CORDEL

Povo camponês
A sua atenção
Queremos agradecer
Pela participação e disponibilidade
De junt@s nos fazer aprender.

A convivência com o semiárido é importante
E com a cisterna esse sistema vamos impulsionar
Pra vida no sertão melhor ficar.


Água não é mercadoria
Por ela não precisamos pagar
Ela é um bem comum
O governo tem que garantir
Esse direito que a vida dá.

Mas a convivência com o semiárido
Não é só cisterna não
A terra com agroecologia devemos cuidar
Valorizando o protagonismo da mulher
Fortalecendo a soberania alimentar e popular.

É sempre bom lembrar
Que a cisterna não tem ‘dono’
Ela é pra beneficiar a mulher, o homem, a criança
E a quem por ela passar e da sua água quiser provar
A solidariedade é fundamental e devemos praticar.

Cisterna não é esmola, nem presente
De PVC nem pensar
Queremos cisterna de placa, calçadão
Queremos VIDA no semiárido
E a COFASPI junto com o povo da caatinga
Essa história irá forjar!

Ah, e a indústria da seca
Um dia irá acabar
Se o povo se organizar
E coletivamente lutar
Por outro projeto de vida
No semiárido que é o nosso lar!

Ivanessa Brito



Nenhum comentário:

Postar um comentário