quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Ponto de Leitura “Revelando os Saberes do Campo” será lançado em Jacobina nesta sexta-feira

Revelando os Saberes do Campo é o nome do novo ponto de leitura do município de Jacobina-BA, que será lançado nesta sexta-feira (07 de novembro). O evento começa a partir das 14h30, na sede da Cooperativa de Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte – COFASPI, mesmo local onde funcionará o ponto de leitura. Na programação do lançamento entre as atividades previstas estão a contação de histórias, recital de cordel, forró e show com Joan Sodré.

POnto de leitura: estimular uma leitura crítica
e construtiva que busque a valorização dos saberes do campo

Foto: Karine Silva
O Ponto de leitura Revelando os Saberes do Campo é um dos projetos da COFASPI que foi premiado pelo Programa Mais Cultura de Pontos de Leitura da Bahia deste ano. Em Jacobina, além desse novo ponto de leitura, existem mais dois outros contemplados por esse mesmo Programa, um coordenado pela ASPAFF e o outro pelo CODEP.

O objetivo principal do ponto de Leitura Revelando os Saberes do Campo é estimular uma leitura crítica e construtiva que busque a valorização dos saberes do campo, tendo em vista a construção do saber popular aliado ao conhecimento acadêmico, tornando as pessoas capazes de transformar sua própria realidade social, promovendo o acesso à fontes de leitura e pesquisa adequadas a realidade das comunidades rurais e ao mesmo tempo melhorando as condições de vida das pessoas em situação de desigualdade social.

Para o Diretor da COFASPI, Robson Aglayton “o ponto de leitura vem contribuir para a COFASPI cumprir o seu papel de prestar uma assessoria aos agricultores/as familiares trazendo a luz da transdiciplinariedade, ou seja, um olhar sistêmico sobre estas famílias e comunidades”. Ele considera ainda que objetivo principal desse ponto de leitura é “o conhecimento construído nas comunidades rurais é muito rico e através de um bom livro pode ser enriquecido, principalmente, se buscarmos fazer uma relação entre estes conhecimentos e a realidade local”, afirma.

Serão oferecidos à comunidade um acervo de livros, cartilhas e revistas, voltados para a temática do desenvolvimento sustentável com seguintes temas: cooperativismo e associativismo solidário, Economia Solidária, Agricultura Familiar, Segurança Alimentar e Nutricional, Meio Ambiente, Desenvolvimento Territorial, Agroecologia, Tecnologias Sociais Alternativas, entre outros.

O prêmio Mais Cultura de Pontos de Leitura da Bahia é um ação do Programa Mais Cultura voltado para o incentivo às ações culturais que fomentem a democratização do acesso gratuito ao livro. O objetivo do prêmio é ampliar as perspectivas de inclusão social, por meio do fortalecimento da prática ledora (com informações do site da SeCULT).

Programação: 

14:30 hs - Abertura com Boas Vindas aos participantes

14:50 hs - Literatura de Cordel – João Bosco

Contação de histórias – A vida na Roça

15:20 hs - Inauguração do Ponto de Leitura com o corte da fita

15:30 hs - Café da tarde sertanejo

16:00 hs- Forró Pé de Serra com Dijalma da Sanfona

17:00 hs - Show com Joan Sodré

18:30 hs – Encerramento

Atividades Paralelas:

- Leituras individuais e coletivas

- Contação de histórias de vida camponesa

- Pila de café, corante e paçoca.


Serviço:

O que? Lançamento do Ponto de Leitura “Revelando os Saberes do Campo”.

Quando? 07 de dezembro de 2012

Onde? Rua da Aurora, 90, Leader (sede da COFASPI)

Mais informações: (74) 3621 7036 / (74) 9991 3976

Nenhum comentário:

Postar um comentário