quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Sistema Simplificado de manejo da água para a produção de alimentos é tema de curso para agricultores familiares

turma avaliando a construção do canteiro econômico
Agricultores familiares dos municípios Capim Grosso, Jacobina e Quixabeira participaram durante três dias do curso de Sistema Simplificado de Manejo para Irrigação do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). O curso aconteceu de 26 a 30 de novembro de 2012 nas localidades rurais dos municípios atendidos pelo projeto e envolveu cerca de 200 pessoas. O Objetivo dessa formação, junto aos agricultores familiares, é contribuir com a política de convivência do semiárido, orientando para a utilização racional da água na produção de alimentos, permitindo a otimização dos recursos hídricos disponibilizados.



Preparação do composto orgânico a partir do que tem
disponível na propriedade
Na programação foram realizadas várias atividades com os participantes, como debates e discussões sobre convivência com o semiárido, economia solidária, questão de gênero, soberania e segurança alimentar, o trabalho da Articulação no Semiárido Brasileiro e da COFASPI, sistemas agroecológicos, planejamento da propriedade em relação a disponibilidade e uso da água, entre outros. Também foi durante o curso as turmas tiveram práticas agroecológicas de manejo e conservação do solo de base ecológica, produção de alimentos e planejamento e construção de um canteiro econômico, compostagem, e outros.

Esses espaços de formações também objetivaram, além da troca de saberes e experiências, dialogar com os agricultores familiares a importância do planejamento da produção da família de acordo com na disponibilidade de água e dos períodos de estiagem da região. O P1+2 é das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semi-Árido da ASA. Desde 2011, o Projeto é executado no Piemonte da Diamantina pela Cooperativa de Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte – COFASPI, como financiamento do Governo Federal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário