segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Cordelizando

Estamos aqui presente
Para ouvir e falar
A vocês que vem de longe
Queremos nos apresentar

Somos nordestinos forte
E também sonhador
Trabalhamos em prol da terra
Somos pequenos lavrador

Tenho orgulho dessa terra
Quero aqui habitar
A vocês que vem de longe
Mim diga como melhorar

Tem jurema sim
O licuri também
Aroeira e juazeiro
Para irmos bem alem

Aqui canta o sábia
O juriti o gavião
A codorna e a lambu
O bem-tevi e o cancão

Estamos com sede e com fome
Vou agora te falar
Para não morre sofrendo
É preciso planejar.

Autor: Genivaldo Silva é morador 
de uma das comunidades rurais de 
Mirangaba/BA que irá fazer parte 
do projeto Pró-Semiárido


quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Nordestina e nordestino, sim senhora

Texto: Antonia Freitas Maia Neta

Foto: Luna Layse Almeida
Ei, menina, hoje vim prosear de uma gente arretada, de sotaque arrastado de mulher de batalha, de cabra de valor, de menino destemido, de moça com jeito de flor.
Povo guerreiro que convive com a seca, mas que também dispõe da nobreza da flora e da fauna com uma caatinga diversificada.
Vou recitar algumas riquezas, pois se fosse listar num caderno não caberia, passava noite, passava dia, pense numa agonia, é muita coisa de valor: tem mandacaru, palma, jurema, pau ferro, umbuzeiro, tamarineiro, cajueiro, ouxi coisa boa tatu, perdis e nambu, cabra, bode e o danado do jumento, que atravessa muitas léguas, arriégua, carregando seu dono no lombo em busca do sustento, pense que este bicho tem destaque e faz parte da história desse povo de valor.
Sábios, sim senhor: do couro do boi faz o gibão, do sisal a esteira, do barro faz a panela, o jarro e até escultura do doutor.
É com muito amor que essa gente coloca seu tempero na comida. Pense em um cardápio diversificado, alimento bom é o que não falta. É canjica, mungunzá, beijú, rapadura, bolacha de goma, galinhada, farofada, tudo degustado na beira da fogueira, regado aos causos, moda de viola, samba de roda. É um muído agitado, que deixa muito cabra animado.
Lutas, batalhas, a este povo nobre nunca faltou. Força, vigor e resistência é a identidade de um povo com o título de Nordestino, arretados e arretas, sim senhora.

Nota sobre a autora:
Antonia Freitas Maia Neta é técnica em agropecuária

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Alternância

Via Nilde Oliveira

As atividades estão de volta! 📢 👨 👩


Na noite de quarta (18-01-17), as jovens Josiane Santana e Luciana Pereira, alunas do Curso de Formação de Lideranças da Juventude, desenvolvido pela #COFASPI com apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço, realizou mais uma atividade de alternância, com apoio do Grupo Jovem criado na comunidade como resultado das reflexões provocadas nos participantes do Curso de Formação de Lideranças da Juventude.  O evento ocorreu na sede da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Coqueiros, município de Mirangaba/BA, desta vez para falarmos sobre a atual conjuntura política, economia solidária e geração de renda. A atividade contou ainda com a participação dos diretores da Associação de Barrocão de Cima.


Parabéns aos jovens! Parabéns aos que participaram! Parabéns Far Braz pela a dedicação a este projeto!!






quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Assembleia do Pró-Semiárido reuniu famílias de Mirangaba/BA

Cerca de 200 moradores/as de comunidades rurais participaram das discussões
Na última quarta (18), cerca de 200 moradores/as de comunidades rurais de Mirangaba/BA se reuniram para participar de uma assembleia que integra as ações previstas pelo projeto Pró-Semiárido, resultado da parceria entre o Governo da Bahia e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola. A atividade, realizada no povoado Paranazinho, foi organizada pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) - uma das entidades que irá mediar a etapa inicial de seis meses do projeto para a construção de diagnósticos participativos e planos de investimentos para geração de renda e melhoria na qualidade de vida em localidades da região Semiárida.
 Encontro em Mirangaba/BA
“O projeto chama a comunidade para construirmos juntos”, ressaltou o coordenador, Robson Aglayton, na abertura da assembleia. O encontro contou com a presença de famílias das comunidades Mangabeira, Riacho, Umbiguda e Paranazinho que formam um dos territórios rurais do Pró-Semiárido em Mirangaba/BA; moradores/as de localidades vizinhas; além de profissionais que integram o projeto a fim de promover diálogos sobre a construção de um plano de ações voltadas para o desenvolvimento rural sustentável.
O intuito também foi de que as famílias participassem de votação aberta para escolher um/a jovem agente rural, responsável pela mobilização do território, além de selecionar associações comunitárias locais para firmar convênios e definir uma comissão de moradores/as para acompanhar o andamento das ações previstas para a etapa inicial do projeto, a exemplo de oficinas de planejamento e capacitações. “É um projeto que pode conscientizar mais as pessoas (...), gerar renda e novos conhecimentos”, ressaltou uma das moradoras do território rural, Janicleide Oliveira.
            Durante o processo de votação, foram respeitados critérios de gênero, etnia e participação de jovens nos diversos grupos formados por moradores/as. As famílias participantes esclareceram ainda quais setores agrícolas e não-agrícolas têm mais interesse de fortalecer, formando grupos de interesses para elaborar planos em áreas específicas, a exemplo da cadeia produtiva da mandioca, que no território rural é um dos potenciais indicados pelas famílias. “No projeto, são fundamentais os pilares sociais, ambiental, e econômico”, esclareceu o técnico social do Pró-Semiárido, Leomárcio Silva.

Pró-Semiárido – Ao todo, o Pró-Semiárido, com convênios firmados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural com dez entidades de assistência técnica, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), abrange 32 municípios. Destes, a COFASPI irá atuar em quatro na etapa inicial: Ourolândia, Mirangaba, Saúde e Umburanas, na Bahia, acompanhando cerca de mil famílias. As ações da cooperativa são desenvolvidas por uma equipe formada por técnicos/as agrícolas e outros profissionais das ciências agrárias, além de ter o acompanhamento de equipes e supervisores da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional.

Texto e fotos: Luna Layse Almeida – Ascom/COFASPI

Álbum de imagens: