quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Assembleia do Pró-Semiárido reuniu famílias de Mirangaba/BA

Cerca de 200 moradores/as de comunidades rurais participaram das discussões
Na última quarta (18), cerca de 200 moradores/as de comunidades rurais de Mirangaba/BA se reuniram para participar de uma assembleia que integra as ações previstas pelo projeto Pró-Semiárido, resultado da parceria entre o Governo da Bahia e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola. A atividade, realizada no povoado Paranazinho, foi organizada pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) - uma das entidades que irá mediar a etapa inicial de seis meses do projeto para a construção de diagnósticos participativos e planos de investimentos para geração de renda e melhoria na qualidade de vida em localidades da região Semiárida.
 Encontro em Mirangaba/BA
“O projeto chama a comunidade para construirmos juntos”, ressaltou o coordenador, Robson Aglayton, na abertura da assembleia. O encontro contou com a presença de famílias das comunidades Mangabeira, Riacho, Umbiguda e Paranazinho que formam um dos territórios rurais do Pró-Semiárido em Mirangaba/BA; moradores/as de localidades vizinhas; além de profissionais que integram o projeto a fim de promover diálogos sobre a construção de um plano de ações voltadas para o desenvolvimento rural sustentável.
O intuito também foi de que as famílias participassem de votação aberta para escolher um/a jovem agente rural, responsável pela mobilização do território, além de selecionar associações comunitárias locais para firmar convênios e definir uma comissão de moradores/as para acompanhar o andamento das ações previstas para a etapa inicial do projeto, a exemplo de oficinas de planejamento e capacitações. “É um projeto que pode conscientizar mais as pessoas (...), gerar renda e novos conhecimentos”, ressaltou uma das moradoras do território rural, Janicleide Oliveira.
            Durante o processo de votação, foram respeitados critérios de gênero, etnia e participação de jovens nos diversos grupos formados por moradores/as. As famílias participantes esclareceram ainda quais setores agrícolas e não-agrícolas têm mais interesse de fortalecer, formando grupos de interesses para elaborar planos em áreas específicas, a exemplo da cadeia produtiva da mandioca, que no território rural é um dos potenciais indicados pelas famílias. “No projeto, são fundamentais os pilares sociais, ambiental, e econômico”, esclareceu o técnico social do Pró-Semiárido, Leomárcio Silva.

Pró-Semiárido – Ao todo, o Pró-Semiárido, com convênios firmados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural com dez entidades de assistência técnica, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), abrange 32 municípios. Destes, a COFASPI irá atuar em quatro na etapa inicial: Ourolândia, Mirangaba, Saúde e Umburanas, na Bahia, acompanhando cerca de mil famílias. As ações da cooperativa são desenvolvidas por uma equipe formada por técnicos/as agrícolas e outros profissionais das ciências agrárias, além de ter o acompanhamento de equipes e supervisores da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional.

Texto e fotos: Luna Layse Almeida – Ascom/COFASPI

Álbum de imagens:










Nenhum comentário:

Postar um comentário