quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Oficina sobre qualificação de produtos reuniu agricultoras e agricultores familiares

A atividade foi realizada em Jacobina/BA
Cerca de trinta agricultoras e agricultores familiares da Rede de Feiras Agroecológicas Solidárias do Território Piemonte (REFAS) se reuniram na última terça-feira (31), em Jacobina/BA, para participar de uma oficina sobre qualificação de produtos. A atividade integra ações do Projeto de Apoio à Refas; desenvolvido pela COFASPI com apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) da Bahia; para formalizar e fortalecer o trabalho desenvolvido, em municípios baianos, por famílias agricultoras que produzem, consomem e comercializam alimentos saudáveis.
Feirinha agroecológica em Mirangaba/BA
Um dos objetivos do encontro, conforme esclareceu o coordenador Joelton Belau durante a oficina, foi compreender como a qualidade desses alimentos agroecológicos, que chegam à mesa dos/as agricultores, de seus familiares e ainda de outros diversos públicos por meio das feirinhas agroecológicas, pode melhorar a saúde do meio ambiente e dos/as consumidores/as. Dentre os benefícios, as agricultoras e agricultores ressaltam, por exemplo, que são alimentos sem venenos, com maior durabilidade e de sabor diferenciado.
“É tão bom quando as pessoas confiam na gente”, comemorou a agricultora Maria Inês que participa da feirinha realizada nas sextas-feiras, em Caém/BA. Ela conta que alguns dos seus clientes lhe perguntam na feira sobre o modo como produz os alimentos que comercializa. Ao esclarecer, Maria Inês faz questão de explicar sobre o uso do esterco animal para nutrir os solos e dos biofertilizantes naturais para afastar insetos das leiras. Também faz um convite aos visitantes/as da barraca (que tem o símbolo da REFAS e é caracterizada pelas cores verde-escuro das lonas): chama para conhecer a roça onde planta hortaliças diversificadas e ver de perto como é a produção que desenvolve.

Assistência – Com o intuito de fortalecer a gestão e comercialização de produtos agroecológicos em municípios do Piemonte da Diamantina e Piemonte Norte do Itapicuru, a COFASPI desenvolve o Projeto Apoio a Rede de Feiras Agroecológicas em Jacobina, Miguel Calmon, Caém, Saúde, Ourolândia, Mirangaba, Capim Grosso, Filadélfia, Ponto Novo e Caldeirão Grande, na Bahia, onde famílias agricultoras têm acompanhamento técnico. Além de participar de atividades para fomentar a formalização da REFAS e/ou o aprimoramento de práticas agroecológicas.


Texto: Luna Layse Almeida – Ascom/COFASPI
Álbum de imagens:






Nenhum comentário:

Postar um comentário