quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Reuniões e assembleias do Pró-Semiárido são realizadas em Mirangaba/BA

Em assembleia, realizada no centro de Mirangaba/BA, foram reunidos moradores/as de comunidades rurais
No mês de janeiro, moradores/as de comunidades rurais de Mirangaba/BA participaram de reuniões e assembleias do projeto Pró-Semiárido em localidades onde serão elaborados planos de ações para o fortalecimento da assistência técnica, agroindustrialização e produção sustentável. Os encontros são organizados pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) - uma das entidades que irá mediar a etapa inicial do projeto, que é resultado da parceria entre o Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
“Vamos escutar as comunidades e desenvolver o que for do interesse de vocês”, ressaltou o coordenador, Robson Aglayton da COFASPI, durante reunião. O intuito é de que o plano de ações seja construído de modo participativo, com o diálogo entre as famílias e apoio da equipe técnica da cooperativa e da CAR. Deste modo, durante as assembleias são formados grupos de interesse, após a escolha coletiva de setores agrícolas e não-agrícolas em que a maioria dos/as moradores/as das comunidades deseja fortalecer. A agricultora Geni Silva, da comunidade Olhos D’água, em Mirangaba/BA, participou de uma das assembleias e optou por integrar o grupo de quintais produtivos com o objetivo de ampliar a criação de animais e produção agrícola que já desenvolve.
Reuniões de grupos na comunidade Paranazinho, em Mirangaba/BA
Nos encontros, também é realizada votação aberta para escolher um/a jovem agente rural do território, responsável pela mobilização das comunidades, além de selecionar associações comunitárias locais para firmar convênios com a CAR e definir uma comissão de moradores/as para acompanhar o andamento das ações previstas para a etapa inicial do projeto, a exemplo de oficinas de planejamento e capacitações. Durante o processo de votação, foram respeitados critérios de gênero, etnia e participação de jovens.


Pró-Semiárido Ao todo, o projeto, com convênios firmados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural com dez entidades de assistência técnica, por meio da CAR, abrange 32 municípios. Destes, a COFASPI irá atuar em quatro na etapa inicial: Ourolândia, Mirangaba, Saúde e Umburanas, na Bahia, acompanhando cerca de mil famílias. As ações da cooperativa são desenvolvidas por uma equipe formada por técnicos/as agrícolas e profissionais das ciências agrárias, além de ter o acompanhamento de equipes e supervisores da CAR. 

Texto e fotos: Luna Layse Almeida – Ascom/COFASPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário