segunda-feira, 24 de novembro de 2014

COFASPI finaliza escavações do Aditivo de Metas do Projeto Mais Água


Com o intuito de ampliar o número de tecnologias e a quantidade de famílias atendidas pelo Projeto Mais Água – Captação de água de chuva para produção no Semiárido baiano, a Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte – COFASPI, solicitou da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza – SEDES, financiadora, Aditivo de Metas para a implementação de três Barreiros Trincheira Comunitários (BTC’s) e quinze Barreiros Trincheira Familiares (BTF’s). Desse modo, o Projeto passa a atender duzentos e sessenta famílias, por meio de vinte e seis BTC’s e, duzentos e setenta e sete famílias com os BTF’s.

Os BTC’s substituíram as Bombas D’Água Populares (BAP’s), que não puderam ser implementadas nos Municípios de Caém, Caldeirão Grande e Filadélfia. Os mesmos foram implementados no Assentamento Canaã, no Município de Pindobaçu, por se tratar de Comunidade Tradicional com demanda de tecnologia de produção.

O Projeto Mais Água está em fase de finalização, todas as tecnologias previstas para execução foram implementadas, totalizando seiscentos e sessenta e seis tecnologias sociais de captação de água de chuva para produção e dessedentação animal. Com as chuvas nos seis municípios de atuação, Caém, Caldeirão Grande, Saúde, Pindobaçu, Ponto Novo e Filadélfia, as tecnologias começam a captar a água da chuva e encher de esperança as novecentas famílias atendidas durante sua execução.

Nara Lígia, Coordenadora do Projeto fala sobre a finalização das atividades: “O sentimento de dever cumprido se confundi com a alegria de trazer mais esperança e oportunidade para as famílias sertanejas. Garantir o acesso à água para produção e criação animal, dar condição ao consumo de alimentos saudáveis produzidos pelos/as agricultores/as familiares atendidos pela COFASPI é o resultado de um trabalho de quase dois anos, realizado com muito carinho, dedicação e entusiasmo. Na certeza de um semiárido mais justo, por meio do processo de convivência, a COFASPI continua trilhando caminhos de esperança e muito trabalho, na busca da garantia do acesso à água para famílias que tiveram esse direito negado por anos. O Projeto está finalizando, mas a Cooperativa continua com sua luta”. Comemora.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

4º Encontro de Agricultores/as Experimentadores/as


Experiências de convivência com o Semiárido, economia solidária, cultura popular e agroecologia praticado por agricultores/as familiares, tem transformado a vida de centenas de pessoas do campo, possibilitando melhoria da renda familiar, segurança e soberania alimentar, além da preservação ambiental numa lógica de produção pautada na sustentabilidade.

As tecnologias de captação de água da chuva para produção de alimentos têm contribuído significativamente para um sertão melhor, mais justo e, sobretudo sustentável. A produção de alimentos a partir destas tecnologias, tem inclusive possibilitado processo inverso ao êxodo rural. Em alguns municípios já é possível encontrarmos agricultores/as familiares que migraram da cidade de volta ao campo para de lá tirar o sustento da família.

As feiras agroecológicas existentes nesta região tornaram-se espaços de troca de experiências entre os agricultores/as familiares, além de constituírem-se em “lugar de garantia de alimentos livre de agrotóxico”. A metodologia das feiras tem possibilitado o fortalecimento institucional das comunidades e o protagonismo, das mulheres, que são as principais envolvidas neste processo.

Estas experiências foram parcialmente sistematizadas pela COFASPI, com apoio de alguns projetos a partir de uma metodologia de comunicação popular seguindo a orientação metodológica utilizada pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), que tem como objetivo valorizar e dar visibilidade ao trabalho dos/as agricultores/as familiares, como exemplos de produção agroecológica e convivência com o Semiárido.

A fim de fortalecermos estas experiências, valorizar e dar visibilidade às atividades dos camponeses/as é que estamos realizando em comunhão com nossos parceiros, o 4º Encontro Regional de Agricultores/as Experimentadores/as que será realizado de 27 a 29 de novembro de 2014 em Jacobina-BA.