segunda-feira, 24 de novembro de 2014

COFASPI finaliza escavações do Aditivo de Metas do Projeto Mais Água


Com o intuito de ampliar o número de tecnologias e a quantidade de famílias atendidas pelo Projeto Mais Água – Captação de água de chuva para produção no Semiárido baiano, a Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte – COFASPI, solicitou da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza – SEDES, financiadora, Aditivo de Metas para a implementação de três Barreiros Trincheira Comunitários (BTC’s) e quinze Barreiros Trincheira Familiares (BTF’s). Desse modo, o Projeto passa a atender duzentos e sessenta famílias, por meio de vinte e seis BTC’s e, duzentos e setenta e sete famílias com os BTF’s.

Os BTC’s substituíram as Bombas D’Água Populares (BAP’s), que não puderam ser implementadas nos Municípios de Caém, Caldeirão Grande e Filadélfia. Os mesmos foram implementados no Assentamento Canaã, no Município de Pindobaçu, por se tratar de Comunidade Tradicional com demanda de tecnologia de produção.

O Projeto Mais Água está em fase de finalização, todas as tecnologias previstas para execução foram implementadas, totalizando seiscentos e sessenta e seis tecnologias sociais de captação de água de chuva para produção e dessedentação animal. Com as chuvas nos seis municípios de atuação, Caém, Caldeirão Grande, Saúde, Pindobaçu, Ponto Novo e Filadélfia, as tecnologias começam a captar a água da chuva e encher de esperança as novecentas famílias atendidas durante sua execução.

Nara Lígia, Coordenadora do Projeto fala sobre a finalização das atividades: “O sentimento de dever cumprido se confundi com a alegria de trazer mais esperança e oportunidade para as famílias sertanejas. Garantir o acesso à água para produção e criação animal, dar condição ao consumo de alimentos saudáveis produzidos pelos/as agricultores/as familiares atendidos pela COFASPI é o resultado de um trabalho de quase dois anos, realizado com muito carinho, dedicação e entusiasmo. Na certeza de um semiárido mais justo, por meio do processo de convivência, a COFASPI continua trilhando caminhos de esperança e muito trabalho, na busca da garantia do acesso à água para famílias que tiveram esse direito negado por anos. O Projeto está finalizando, mas a Cooperativa continua com sua luta”. Comemora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário