quinta-feira, 20 de novembro de 2014

4º Encontro de Agricultores/as Experimentadores/as


Experiências de convivência com o Semiárido, economia solidária, cultura popular e agroecologia praticado por agricultores/as familiares, tem transformado a vida de centenas de pessoas do campo, possibilitando melhoria da renda familiar, segurança e soberania alimentar, além da preservação ambiental numa lógica de produção pautada na sustentabilidade.

As tecnologias de captação de água da chuva para produção de alimentos têm contribuído significativamente para um sertão melhor, mais justo e, sobretudo sustentável. A produção de alimentos a partir destas tecnologias, tem inclusive possibilitado processo inverso ao êxodo rural. Em alguns municípios já é possível encontrarmos agricultores/as familiares que migraram da cidade de volta ao campo para de lá tirar o sustento da família.

As feiras agroecológicas existentes nesta região tornaram-se espaços de troca de experiências entre os agricultores/as familiares, além de constituírem-se em “lugar de garantia de alimentos livre de agrotóxico”. A metodologia das feiras tem possibilitado o fortalecimento institucional das comunidades e o protagonismo, das mulheres, que são as principais envolvidas neste processo.

Estas experiências foram parcialmente sistematizadas pela COFASPI, com apoio de alguns projetos a partir de uma metodologia de comunicação popular seguindo a orientação metodológica utilizada pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), que tem como objetivo valorizar e dar visibilidade ao trabalho dos/as agricultores/as familiares, como exemplos de produção agroecológica e convivência com o Semiárido.

A fim de fortalecermos estas experiências, valorizar e dar visibilidade às atividades dos camponeses/as é que estamos realizando em comunhão com nossos parceiros, o 4º Encontro Regional de Agricultores/as Experimentadores/as que será realizado de 27 a 29 de novembro de 2014 em Jacobina-BA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário