quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Projeto Mais Água realiza evento de encerramento em Jacobina

“Seja bem vindo olêlê, seja bem vindo olálá! Paz e bem pra você que veio participar!”. Com muita animação e um belo coro de 80 participantes, começou a Oficina de Integração Produtiva, Sensibilização Sócio Educacional e Sócio Organizacional com os agricultores e agricultoras familiares contemplados/as pelo Projeto Mais Água – Captação de Água de Chuva para o Semiárido Baiano.

O evento aconteceu no mês de setembro em Jacobina. Participaram do encontro famílias agricultoras dos municípios de Caém, Caldeirão Grande, Filadélfia, Pindobaçu, Ponto Novo e Saúde, contempladas pelo Projeto Mais Água.

A atividade consistiu em orientar no sentido do processo de produção para comercialização, principalmente no que se refere à produção orgânica, comercialização nas feiras municipais, agregação de preço nos produtos, organização da produção para não faltar, enfocando o papel do associativismo comunitário e o cooperativismo solidário da agricultura familiar e economia solidária.

Uma bela mística foi montada no espaço da oficina, composta por elementos levados pelos próprios agricultores, esses vindos das suas propriedades e que representam a melhoria da qualidade de vida e o potencial produtivo que o projeto proporcionou.

O professor Reis Oliveira, foi o mediador do evento e falou da importância do mesmo. “A agricultura familiar hoje é responsável pela produção de diversos ramos no campo da produção de alimentos, da soberania e segurança alimentar e nutricional, da sustentabilidade socioambiental, ela também é importante no sentido de gerar trabalho e renda e, também, no campo fitoterápico. Então acho que esse encontro foi muito importante, pois ajudou a reforçar toda essa ideia de protagonismo social dos agricultores e agricultoras”. Salienta o professor Reis.

Dona Mariza, do município de Filadélfia, se emocionou e gostou muito do evento. “Essa atividade me fez lembrar de quando eu era menina, a gente passou muita dificuldade por causa da seca, porque a gente não tinha essa ideia de economizar água nem produzir alimentos. Hoje, graças a Deus tamo bem melhor e pode melhorar mais ainda se a gente saber trabalhar”. Conta Dona Mariza.
 
O projeto teve grande importância nos Territórios Piemonte da Diamantina e Piemonte Norte do Itapicuru. Ao todo 885 famílias foram beneficiadas com as tecnologias de captação de água de chuva, fazendo com que as mesmas tenham uma vida mais digna, promovendo segurança alimentar e nutricional e geração de renda, mudando a realidade do semiárido e das famílias agricultoras.

O Projeto é realizado pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), fruto de um convênio entre o Governo do estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA).

Fabiano Vidal
Comunicador Popular


Nenhum comentário:

Postar um comentário