segunda-feira, 20 de outubro de 2014

PRÊMIO MANDACARU II: FORTALECENDO AS FEIRAS AGROECOLÓGICAS NO PIEMONTE

                                    “Nós não somos sós,  somos uma rede de feiras, que se fortalece e  se anima para trabalhar e seguir em frente” . Veraneide –Saúde.

A Rede de Feiras Agroecológicas Solidárias do Piemonte da Diamantina – REFAS recebeu nos dias 09 e 10 de outubro, a visita da coordenadora técnica do Prêmio Mandacaru II, Maiti Fontana, Consultora Socioambiental do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), que se reuniu com a equipe do Projeto de Apoio à Prática Inovadora de Fortalecimento da Rede de Feiras Agroecológicas do Piemonte da Diamantina como estratégia de Convivência com o Semiárido,  apoiado pelo Prêmio Mandacaru II e  executado pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI).

Na oportunidade, Maiti visitou agricultores/as em suas propriedades e as Feiras agroecológicas apoiadas pelo prêmio nos municípios de Jacobina Caém e Saúde.
A Rede de Feiras Agroecológicas do Piemonte surgiu como uma oportunidade de fortalecer as 10 Feiras Agroecológicas existentes nos municípios que compõem o Território. Dessa forma, o Prêmio Mandacaru II, apoiou as feiras com visitas e assistência técnica, oficinas, intercâmbios de experiências e suporte com materiais de comunicação que além de reforçar a importância de consumir alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos também está divulgando as feiras nos municípios.


Após uma reunião na sede da COFASPI, a coordenadora do Prêmio Mandacaru fez visita de campo nas propriedades dos agricultores/as que participam das feiras nos respectivos municípios. Visitas estas onde pode ser evidenciado o processo produtivo de agricultores que prezam pela agroecologia e preservação do meio ambiente como todo, garantindo à mesa da população, alimentos livres de agrotóxicos.


Em cada fala ou olhar, os agricultores/as expressavam a mudança de vida a partir da produção agroecológica, garantindo alimentação saudável à suas famílias, além de possibilitar aumento da renda através da comercialização do excedente desta produção.

Como diz dona Zenaide (Feira/Saúde), começamos da raiz, lutamos muito para formar a nossa feirinha, mas graças a Deus conseguimos. (...) Os intercâmbios que a gente participou foram muito bons, conhecemos gente nova e aprendemos muita coisa que veio com o Prêmio Mandacaru.  A gente ver que as pessoas ainda não têm consciência, mas precisam saber qual alimento que tão levando para sua família.
“A feira foi a realização de um sonho e vem para nos completar. (...) Eu acho que o diferencial da feira orgânica é que além de gerar nossa renda, os produtos que comercializamos ajuda as pessoa  a ter um a vida de qualidade, consumindo alimentos saudáveis. Então tudo isso só vem a somar na nossa vida”. Janete Rodrigues/Feira Agroecológica de Caém.

Por fim, o prêmio Mandacaru tem contribuído e muito com a melhoria da qualidade de vida das pessoas do território, garantindo alimentos saudáveis e gerando renda, nesta perspectiva, a agricultura tem se fortalecido como ações como estas desenvolvidas pela COFASPI e outras entidades que acreditam sem medo de errar que a agricultura familiar é além de tudo uma alternativa viável para reduzir as desigualdades sociais e o êxodo rural numa perspectiva de emancipação do ser humano que torna-se protagonista da sua história fazendo do campo do Semiárido, um lugar cada vez melhor de se viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário