quinta-feira, 8 de agosto de 2013

PROJETO CISTERNAS II ENCERRA A PRIMEIRA FASE DE CURSO DE GRH


O Projeto Cisternas II: Captação de Água para Consumo Humano no Semiárido, que esta sendo executado pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte – COFASPI, fruto de um convênio entre o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES), e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), em parceria com a Articulação no Semiárido Brasileira (ASA), finalizou a realização de 37 (trinta e sete) cursos de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH), referente à primeira etapa do projeto.



Todos os cursos se caracterizaram como momentos de reflexão, compartilhamento e aprendizados acerca das temáticas de Convivência com o Semiárido, agroecologia, gênero, cuidados com as cisternas, noções de higiene, cidadania, preservação ambiental, acesso à água como direito social, entre outras temáticas que fortalecem a vida das famílias no campo, o encontro aconteceu no dia 18 de julho na sede da COFASPI com as comunidades da cidade de Jacobina e foi marcado com muita troca de experiência, alegria e dinâmicas, tendo como monitora Lucivânia Rios.





O contentamento e integração da participação das famílias foram enormes, sendo visível na fala de dona Maria Simões (Comunidade Cachoeira Grande), que conta sobre a felicidade em ser atendida pelo projeto e participar desse momento tão rico no curso, “há algum tempo sonhava em conquistar água de qualidade para meu consumo em casa, quando via outras pessoas recebendo, pensava dentro do meu íntimo, será que um dia vou conseguir uma cisterna? Mas Deus já tinha preparado essa benção. E hoje estamos aqui com a maior felicidade, porque sabemos que vamos ter água de qualidade, água sadia, isso é muito bom, pois passávamos muitas dificuldades para conseguir água, agora é só esperar a cisterna ficar pronta e a chuva chegar”. (...) “No curso eu aprendi muita coisas importantes como os cuidados que temos que ter com a água e com a cisterna, que não podemos desperdiçar água, tem que ser para beber, cozinhar e escovar os dentes. Parabenizo muito a COFASPI pelas pessoas que trabalham aqui nos tratar tão bem, sempre alegres, atenciosos e pessoas corretas”, diz dona Maria.




Nenhum comentário:

Postar um comentário