sexta-feira, 9 de agosto de 2013

MOBILIZAÇÃO NAS RUAS DA CIDADE MARCOU O SEGUNDO DIA DA FESTA DE DEZ ANOS DA COFASPI




O segundo dia (26 de Julho) de atividades foi inaugurado com a Caminhada pela Agricultura Familiar, na qual agricultoras e agricultores, membros da COFASPI e do MOC percorreram as ruas de Jacobina, com muita animação através de cantos populares e também com palavras de ordem como: “Se o campo não planta a cidade não janta”, foram feitas reivindicações por mais crédito para a Agricultura Familiar, Contra os Agrotóxicos e Pela Agroecologia, por uma Política justa de Convivência Com o Semiárido e Contra a Cisternas de Plástico. A marcha foi conduzida até a Praça Rio Branco e se interligou com a feira de exposição dos projetos da COFASPI e dos grupos produtivos, em tendas de artesanato, sementes crioulas, produtos agroecológicos. Esse espaço possibilitou visibilidade a COFASPI, além do diálogo com a população de Jacobina sobre os projetos desenvolvidos que visam fortalecer a agricultura familiar, a alimentação saudável para as pessoas do campo e da cidade e a convivência com o semiárido.
Sobre a relevância das mobilizações nas ruas Ana Dalva (integrante do MOC) afirmou: “(...) no aniversário de 10 anos da COFASPI a gente presenciou um momento importante para o Território, a manifestação nas ruas, onde agricultores e agricultoras levantaram a bandeira da agricultura familiar, gritando o que tem abalado à assistência técnica na agricultura familiar, que somos contra a cisterna de plástico. É um momento importante para dizer para o governo para sociedade o que de fato é impactante. As pessoas estão na rua para dizer que as políticas públicas do governo precisam dialogar com a realidade do povo”, enfatizou.

O período da tarde foi composto por uma roda de conversa sobre o “Desenvolvimento Rural Sustentável e Convivência com o Semiárido” junto aos parceiros representantes da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), Movimento Organização Comunitária (MOC), Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar (ASCOOB) que trouxeram em suas falas elementos sobre o projeto de Convivência com o Semiárido que as entidades vêm desenvolvendo e se posicionaram contra as Cisternas de Plástico, contra os venenos e o agronegócio, contra as sementes transgênicas; além disso, os representantes da Superintendência de Agricultura Familiar - SUAF, e do Banco do Brasil reafirmaram a parceria com a COFASPI e com o Povo do Semiárido Brasileiro.

Para encerrar esse momento histórico e festivo de comemoração dos 10 anos de Cooperativa, nada melhor que homenagear pessoas importantes, que fizeram e fazem parte dessa longa caminhada de atuação da COFASPI, em especial ao Diretor presidente Robson Aglayton, “são 10 anos de história, de ação concreta, de sonhos e de esperança que são construídos por muitas mãos, pés, cabeças e corações. Os dois dias de celebração foram recheados de saberes e sabores do sertão junto com as agricultoras e agricultores, trabalhadoras e trabalhadores, parceiros que ao longo dessa trajetória escrevem a VIDA da COFASPI”, afirma O presidente Robson.

Viva a força e resistência do Povo Catingueiro! “Só mandacaru, só mandacaru resistiu tanta dor...”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário