sábado, 20 de julho de 2013

A COFASPI promove Curso de Gerenciamento de Água para Produção de Alimentos (GAPA) no município de Saúde – Comunidade de Genipapo – através do Projeto Mais Água


Durante os dias 17 e 18 de julho (quarta e quinta-feira) a Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte - COFASPI promoveu na comunidade de Genipapo, município de Saúde, o Curso de Gerenciamento de Água para Produção de Alimentos (GAPA) para as famílias beneficiárias do Projeto Mais Água: Captação de Água de Chuva para Produção no Semiárido. O curso contou com a participação dos/as beneficiários/as do Projeto e a presença de Ademário Almeida Freire (Membro da Comissão Municipal e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Saúde) e o Presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais de Genipapo Sabino Dias Neto. Além de contar com o apoio constante do Animador de Campo do município Rone Lima Santos.
O objetivo principal do curso é capacitar e sensibilizar os/as beneficiários/as para o bom gerenciamento da água, para que eles possam fazer bom uso da tecnologia que posteriormente receberão. O participante Gilmar Alves deu suas considerações sobre esse momento: “foi muito proveitoso, eu acho que a comunidade só tem a ganhar, e que esse seja um de muitos que vêm pela frente e que todos os contemplados das tecnologias venham a ser multiplicadores e que ponham em prática tudo o que aprenderam”. Na oportunidade a agricultora Zenaide Maria Correia contemplada pelo Projeto Mais Água e participante do Projeto Feiras Agroecológicas falou sobre a importância dessas tecnologias: “essa tecnologia que ta chegando aqui pra gente é de grande importância, por que a gente sofre muito com a seca e a gente tendo água pra ter nossa horta não vai faltar verdura”.
O curso se deu de forma dinâmica com muita interação e participação de todos, inclusive, com contos e causos no decorrer do curso, buscando a maior participação e identificação dos participantes com a metodologia.


Valber Santana colaborador voluntário da equipe de comunicação da COFASPI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário