quinta-feira, 1 de novembro de 2012

COFASPI realiza encontro microrregional de avaliação dos projetos sociais


Agricultores e Agricultas familiares do Território Piemonte da Diamantina se reuniram em Encontro Microrregional de Avaliação. Cerca de 70 agricultores se reuniram, para entre outras atividades, avaliarem os projetos da ASA executados pela Unidade Gestora Territorial, COFASPI.

Dentre os pontos que foram avaliados, estavam a instituição, o processo de metodologia utilizado para seleção e cadastramento das famílias, as capacitações, a qualidade e quantidade das tecnologias sociais, as Comissões municipais da água e a relação da COFASPI com as Comissões da Água.

Ao final, a média de pontuação dos participantes apontou para uma avaliação positiva para a COFASPI/ASA e os projetos sociais de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido. Neste dia, a Direção da instituição conversou com os agricultores sobre a conjuntura da ASA, o Encontro Nacional da ASA (ENCONASA), que vai acontecer em Januária –MG, sobre a sistematização das experiência exitosas de agricultores familiares que estão convivendo com o semiárido, entre outros assuntos.

Durante as discussões, alguns participantes falaram da necessidade de Assistência Técnica para o pequeno produtor como uma forma de garantir fortalecer a Agricultura Familiar Sustentável. Seu Cícero, Agricultor e membro da comissão da água de Umburanas, fez questão de relatar a sua experiência positiva e aproveita para animar os outros agricultores e afirmar que é necessário que o agricultor que mora no sertão acredite na possibilidade de se viver bem aqui.

“A gente não quer a agricultura para um ano, a gente quer para toda a vida, então a gente tem que buscar meios e alternativas que o semiárido oferece pra gente. Tem oito meses que não chove e nós estamos produzindo abacaxi. As pessoas que entendem a mensagem de convivência com o semiárido viver bem aqui. Eu vivo muito bem e meus animais também”, afirma seu Cícero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário