terça-feira, 13 de novembro de 2012

Projeto Cisternas será lançado nesta quarta-feira no município de Caém



Projeto Cisternas: Captação de água para Consumo Humano será lançado amanhã (14 de novembro de 2012), na Câmara Municipal do Município de Caém, a partir das 14:00hs. O evento é uma realização da Cooperativa de Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Semiárido (COFASPI). Para o lançamento foram convidados o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, as Secretarias municipais de Agricultura e Ação Social, Representantes da Comissão Municipal da Água, Casa Paroquial, Associação de Saúde de Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, representantes comunitários, associações locais, entre outros.

O Projeto, executado pela COFASPI, é o convênio 237/2012 celebrado entre a entidade e o Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza – SEDES, com o apoio do Ministério Social e Combate á Fome. Em continuidade das ações do Programa de Acesso a água para consumo humano para as famílias da zona rural, os municípios que serão atendidos neste novo convênio são Caém e Caldeirão Grande. Nessas localidades serão realizados cursos com temas diversos para as famílias, pedreiros, agentes comunitários de Saúde e Endemias, Jovens e monitores de GRH, além de serem construídas 1.119 cisternas de placas para armazenar água para o consumo humano.


O objetivo principal do Projeto Cisternas é contribuir para a melhoria das condições de vida e saúde de 1.119 famílias no semiárido baiano, através da captação e disponibilização de água de qualidade para consumo humano. Os participantes do Programa são família de baixa renda da zona rural de municípios do semiárido brasileiro, que não disponha de fonte de água ou meio suficientemente adequado de armazená-la para o suprimento das suas necessidades, e que seja enquadrada nos critérios de elegibilidade do CAD Único e Programa Bolsa Família, do Governo Federal, ainda que não tenha sido beneficiada por aquele programa até o momento nos territórios da identidade Piemonte da Diamantina e Piemonte Norte do Itapicuri.

Para o coordenador do Projeto pela entidade conveniada, COFASPI, Moisés Félix, a maior expectativa para a realização desta política pública é que “as famílias sem acesso a água para consumo tenham como direito acessar uma tecnologia social que possa proporcionar essa convivência com o clima e que esse processo de implantação das cisternas de placas seja de forma qualificado através de processos de capacitação e o uso dessa água captada pelas chuvas pelas famílias como uma alternativa viável de convivência com o semiárido”, considera.
Desde 2010 que a Cooperativa, em Convênio com a SEDES, realiza o Projeto Cisternas no Território Piemonte da Diamantina. Com estas ações já foram construídas 1.200 cisternas de placa de 16mil litros atendendo mais de 5.600 pessoas dos municípios de Serrolândia, Jacobina, Caém, Miguel Calmon, Mirangaba, Umburanas e Várzea Nova.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário