quarta-feira, 25 de julho de 2012

Território Piemonte da Diamantina celebra dia do agricultor/a com o 1º Encontrão da Agricultura Familiar


Durante todo o dia 25 serão realizadas diversas atividades, como caminhada pelo centro de Jacobina, oficinas, manifestações culturais, sorteio de prêmios e muito mais.


Texto: Karine Silva – Comunicação COFASPI

Foto: Sebastien Meyer

D. Ceiça colhendo as hortaliças na sua pequena área de produção, na comunidade de Coxo de Dentro, Jacobina. Os alimentos produzidos por D. Ceiça e por outros agricultores familiares são comercializados na feira orgânica de Jacobina.
Cerca de 100 agricultores/as familiares dos dez municípios do Território Piemonte da Diamantina (Jacobina, Umburanas, Ourolândia, Várzea Nova, Mirangaba, Miguel Calmon, Serrolândia, Caém, Saúde e Capim Grosso), estarão comemorando o seu dia, 28 de julho, com o 1º Encontrão da Agricultura Familiar do Piemonte da Diamantina, hoje (25), a partir às 8h00, ao lado do mercado municipal, em Jacobina - BA.

Na programação especial, que vai seguir até o final da tarde, estão previstas vários ações de integração, formação e cultural. As atividades serão iniciadas com o café da manhã coletivo, seguido de caminhada pela cidade, oficinas, manifestações culturais, troca solidária de produtos, exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar e economia solidária, sorteio de prêmios e muito mais.


O 1º Encontrão da Agricultura Familiar do Piemonte da Diamantina, organizado pela COFASPI, além de comemorar o dia do agricultor/a familiar, também tem o objetivo de fortalecer a luta dos agricultores/as familiares em prol da soberania alimentar e nutricional, reconhecendo sua importância para a produção de alimentos saudáveis, na proteção da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável do país.

O coordenador do evento pela COFASPI, Fredson Rodrigues, chama a atenção para o lugar ocupado pelo/a agricultor/a familiar no cenário nacional e regional, “segundo dados do IBGE, a agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. No território Piemonte da Diamantina cerca de 50% das famílias vivem no meio rural, destas 11.200 são agricultores/as familiares”, argumenta sobre a importância do pequeno/a agricultor/a.

Este evento é parte das ações do Projeto Promoção e Fortalecimento das feiras Agroecológicas Solidárias do Piemonte, realizado pela COFASPI, com financiamento da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e Banco do Nordeste. Este projeto prevê diversas atividades até o próximo ano, como assessoria técnica e organizacional de dez (10) feiras agroecológicas e dez (dez) fundos rotativos solidários, cursos de formação nas temáticas de Economia Solidária e Gestão das Feiras Agroecológicas e Fundos Rotativos Solidários. Além disso, ainda pretende viabilizar infra-estrutura básica para feiras agroecológicas (barracas e uniformes padronizados) e criar e fortalecer Rede territorial de Feiras Agroecológicas e Fundos Rotativos Solidários no Território Piemonte da Diamantina.

Para mais informações sobre o 1º Encontrão ligar para COFASPI: (74) 3621 – 7036

Serviço:

O que? 1º Encontrão da Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte da Diamantina

Quando? Hoje, 25 de julho, a partir das 8h

Onde? Ao lado do mercado municipal

Organização: COFASPI – Cooperativa de Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, com financiamento da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e Banco do Nordeste.

Mais informações: (74) 3621 – 7036 e/ou www.cofaspi.blogspot.com e www.cofaspi.org.br

Um comentário:

  1. Com todos os que pertenecem na família da agricultura sustentável. Que crece sempre mais. E a coisa mais importante que tem que crecer no Brasil! Saudades de vocês!

    Seb, o belga da corda

    ResponderExcluir