quinta-feira, 19 de julho de 2012

Comissões municipais da água se reúnem com a equipe da COFASPI


Por: Karine Silva

Nos dias 05 e 06 de julho, em Jacobina, na Bahia cerca de 20 integrantes das Comissões Municipais da Água dos municípios de Quixabeira, Capim Grosso, Jacobina e Ourolândia participaram da reunião do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) para, entre outros objetivos, indicarem as possíveis comunidades que poderão serão atendidas pelo P1+2.




Sobre a reunião da Comissão Municipal da Água, Antônio Martinho, da comunidade de Lajedo, do Município de Capim Grosso, considera que seja um espaço de fortalecimento das comissões municipais da água, “a reunião veio nos tirar da nossa rotina, veio nos preparar, nos ajudar, nos fortalecer nessa caminhada de comunidade”. Ele acrescenta que a reunião contribui com a ideia de garantir a produção do agricultor familiar e a sua permanência no campo como realidades, “todas as comissões municipais de água estão saindo [da reunião] demonstrando uma ansiedade de produção e de permanência no campo”.

O programa iniciou suas atividades em meados de Junho e tem o objetivo de fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no Semiárido brasileiro e promover a soberania, a segurança alimentar e nutricional e a geração de emprego e renda às famílias agricultoras, através do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para produção de alimentos e dessedentação animal.

Para D. Fildecina Francisca de Várzea Dantas, no município de Quixabeira, este programa é importante para as famílias que estão na zona rural e são de baixa renda, “esse programa pode atingir as famílias que tem perfil [para produção] e que não produzem suas hortas porque não tinham acesso a água e ao acompanhamento técnico”, afirma.

Para o Território Piemonte da Diamantina foram destinadas 259 tecnologias sociais de armazenamento da água da chuva para a produção de alimentos, contemplando os municípios de Quixabeira, Ourolândia, Capim Grosso e Jacobina.

O P1+2 é uma das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) e está sendo realizado no território pela COFASPI, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e combate à Fome (MDS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário