quarta-feira, 18 de maio de 2011

Região da Serra, em Miguel Calmon, será beneficiada com cisternas calçadão do P1+2

Texto e Foto: Karine Pereira 

Momento de expectativa e
de tirar dúvidas sobre o projeto 
No clima de bate-papo, a equipe do P1+2/COFASPI se reuniu na manhã do dia 17 de maio com representantes de associações rurais de Miguel Calmon para uma discussão coletiva e decisiva sobre a construção de 25 cisternas de produção na zona rural do município. Na oportunidade, foram apresentados os critérios necessários para que as comunidades recebam as cisternas calçadão do projeto de Convivência com o Semiárido: Segurança e Soberania Alimentar através do Manejo Sustentável da Terra e Duas Águas – P1+2. 

Animador do P1+2 anota os contatos dos
representante das comunidades da Região da Serra
De forma participativa, os representantes de 15 comunidades do município, escolheram beneficiar cerca de seis comunidades na Região da Serra. O principal motivo apresentado é porque esta região atende aos critérios estabelecidos pelo Programa, tem o perfil para a produção de alimentos e é carente de água suficiente para esta atividade. O membro da comissão da água do município e representante das associações rurais, Sinvaldo Lago Miranda, afirma que este “foi um momento importante, em que a gente pode definir as comunidades de forma democrática”. 

Os representantes de outras comunidades que ainda não serão atendidas com estas cisternas se mostraram satisfeitos com esta iniciativa na região, “mesmo que não tenhamos recebido, só o fato de ter vindo para Miguel Calmon já vai beneficiar muito. Nunca tivemos esta oportunidade e agora temos, pois aqui tem muita gente que tem terra e não tem água, então, esta iniciativa é muito importante, pois ela vai beneficiar o pequeno produtor”, afirma a presidente da Associação da Baixa Funda, Rozinete de Brito. 

Além deste encontro comunitário em Miguel Calmon, acontecerão mais reuniões nos outros dois municípios que são atendidos por este programa - Jacobina e Caém. 

A partir da construção destas cisternas, 77 famílias terão água para a produção de alimentos nos municípios de Jacobina, Caém e Miguel Calmon. O P1+2 é uma realização do MDS - Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome - em convênio com a ASA – Articulação do Semiárido Brasileiro - e será desenvolvido na microrregião de BA/106, do estado da Bahia através da COFASPI. 

Mais informações pelo tel.: 3621 7036

Equipe do P1+2/COFASPI
Coordenador - João Nunes
Animador de Miguel Calmon - Rosenildo
Animador de Jacobina - Edvaldo (Pio)
Animador de Caém - Jonas
Comunicadora Popular - Karine Pereira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário