terça-feira, 15 de junho de 2010

INTERCÂMBIO ENTRE AGRICULTORES/AS NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA NOVA


A COFASPI na busca para criar uma rede territorial de Feiras para comercialização dos produtos da agricultura familiar de base ecológica, vem realizando inúmeras atividades nos municípios que compoem o Território Piemonte da Diamantina.

No último dia 14 de junho realizamos intercâmbio entre o grupo de mulheres da Comunidade de Mata do Mel à horta comunitária da Comunidade de Salinas, ambas no município de Várzea Nova.



Os intercâmbios fazem parte da metodologia da COFASPI, como instrumento de troca de experiência entre agricultores/as e como ferramenta de construção de conhecimentos.

A COFASPI juntamente com a ARCO SERTÃO estão trabalhando neste município através de projetos em parceria com o MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário, na busca do fortalecimento da Agricultura Familiar. Sendo as comunidades de Baixão, Garcia, Mata do Mel, Giló, Salinas, Boa Esperança, Mulungu as escolhidas. Vale ressaltar o total apoio do STR - Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Secretaria de Agricultura do Município que vem contribuindo como entidades parceiras e fazem o papel de controle social.

Entre as atividades previstas para estes próximos meses, podemos destacar: Curso de Artesanato em sisal e outro sobre agroecologia na comunidade de Mata do Mel; Com mulheres da Comunidade de Salinas está previsto uma jornada agroecológia e um intercâmbio ao Estado da Paraíba, com o objetivo de visitarmos as experiência de Banco Comunitários de Sementes Crioulas (Sementes da Paixão), do Polo Sindical da Borborema.

Através de convênio com o Governo Estadual, via (INGÁ - Instituto de Gestão das Águas e Clima) e a (ASA - Articulação do Semiárido), a COFASPI vem realizando o cadastramento das famílias e realizando vários cursos sobre convivência com o semiárido. Após esta etapa serão construidas nas comunidades, barreiros tricheiras, limpezas de aguadas e cisternas de enxurradas, com capacidade de 52m3. Estas estruturas hídricas fazem parte da estrátegia do Governo Estadual em melhorar e estruturar as propriedades dos/as agricultores/as que receberam animais do programa Sertão Produtivo, que vem distribuinbo animais (caprinos e ovinos), nos municípios do semiárdo baiano.

Robson Aglayton

Nenhum comentário:

Postar um comentário