sexta-feira, 11 de junho de 2010

Banco de Sementes



Projeto "Quem Guarda Sempre Tem"







Apoiada pela CESE (Coordenadoria Ecomênica de Serviços), através do Projeto "Quem Guarda Sempre Tem" a COFASPI vem sencibilizando 100 (cem) mulheres nos municípios de Jacobina, Ourolândia e Várzea Nova por meio de capacitações e intecâmbios para criação de Bancos Comunitários de Sementes Crioulas/Tradicionais, como extratégia de valorização da biodiversidade, segurança alimentar e autonomia das comunidades, em relação disponibilidade de semesntes adaptadas ao clima e aos solos da região.


Esta ação também vem fazer o conta ponto às sementes transgénicas e híbridas que a elas já vem atreladas o uso de pagotes técnológicos (uso de agrotóxicos e adubos químicos). Sendo estas as extratégias das grandes empresas, desenvolver e produzir sementes que, para produzirem satisfatoriamente necessitam do uso dos agroquímicos, desta forma contaminando os alimentos, causando sérios problemas a saúde, degradando os solos, os rios e deixando os/as agricultores/as dependentes destas multinacionais.

Segundo os últimos dados disponibilizados, o Brasil foi o país que obteve o 1º lugar no mundo em uso de agrotóxicos no ano passado. Também um dos maiores importadores de adubos químicos, sendo assim, este modelo de agricultura adotado em nosso país estar favorecendo a quem mesmo?

Para enfrentar esta situação é que a COFASPI em parceria com várias outras entidades (MOC, ASCOOB, REPARTE, ASA, e etc.), que trabalham diretamente para o fortalecimento da AGRICULTURA FAMILIAR vêem motivando a criação dos Bancos Comunitários de Sementes Crioulas/Tradicionais.

Estar agendado para o início do mês de julho um intercâmbio ao Estado da Paraíba, em que levaremos uma equipe Técnica formada por 04 profissionais e 42 agricultores/as, na maioria mulheres para conhecer as experiências das comunidades daquele Estado em relação as Sementes da Paixão. Também visitaremos a Feira Agroecológica em Campina Grande.





Robson Aglayton

Nenhum comentário:

Postar um comentário