quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Feira agroecológica é inaugurada na Praça Cleriston Andrade, em Filadélfia/BA

 A feira, que será realizada toda sexta, tem a parceria da REFAS e COFASPI
Frutas, verduras e raízes foram alguns dos produtos apresentados durante inauguração da feira agroecológica de Filadélfia/BA, na manhã da última sexta (12).  Agricultoras e agricultores familiares expuseram alimentos diversificados durante a atividade realizada pela Rede de Feiras Agroecológicas Solidárias do Piemonte (REFAS) e a Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), com apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia; bem como, a colaboração do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Filadélfia/BA.
Na feira agroecológica são comercializados alimentos saudáveis
Semanalmente serão comercializados, em barracas na feira caracterizadas pela cor verde das lonas, alimentos isentos de agrotóxicos que são produzidos por meio da relação harmônica com a natureza. A iniciativa contribui para preservar o meio ambiente, fortalecer a economia local e melhorar a qualidade de vida de famílias agricultoras, garantindo soberania alimentar e aumento da renda mensal. Além de permitir que consumidoras e consumidores tenham acesso a alimentos produzidos pelas agricultoras e agricultores de forma saudável.
A maioria das famílias que comercializam alimentos na feira agroecológica de Filadélfia/BA recebeu tecnologias sociais para captação e armazenamento de água da chuva, por meio do Projeto Mais Água I executado pela Cofaspi em convênio com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) do Governo do Estado da Bahia, a partir de recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Uma das agricultoras contempladas, Neusa Silva, mora na comunidade Riacho das Pedrinhas, e conta que ampliou a produção agroecológica em 2013, ano em que foi implementada uma cisterna enxurrada na propriedade onde vive com a família.
Com admiração, ela gosta de ficar observando os plantios de alface, coentro, couve, quiabo, milho e outras produções que desenvolve. Na maioria, costuma utilizar como adubo apenas o esterco de bode e precisa regar os vegetais duas vezes ao dia. Um trabalho que para ela demanda esforços, recompensados com a garantia do consumo saudável para a família e a venda do excedente de produtos. A comercialização também vai ocorrer na feira agroecológica do município, toda sexta na Praça Cleriston Andrade, com a parceria do Projeto Apoio a REFAS em que a COFASPI desenvolve ações de assistência técnica a famílias que produzem alimentos saudáveis.

Assistência – Com o intuito de fortalecer a gestão e comercialização de produtos agroecológicos em municípios do Piemonte da Diamantina e Piemonte Norte do Itapicuru, a COFASPI desenvolve o Projeto Apoio a REFAS em Jacobina, Miguel Calmon, Caém, Saúde, Ourolândia, Mirangaba, Capim Grosso, Filadélfia, Ponto Novo e Caldeirão Grande, na Bahia, onde famílias agricultoras têm acompanhamento técnico. Além de participar de atividades para fomentar a formalização da REFAS e/ou o aprimoramento de práticas agroecológicas, incentivando a produção diversificada com o comércio justo e solidário.


Texto e fotos – Luna Layse Almeida (Ascom/COFASPI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário