quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

COFASPI realizou Encontro Comunitário/ Municipal de Avaliação do P1+2


A Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte - COFASPI, realizou na quarta-feira (11) de dezembro em Jacobina-Bahia na sede da Cooperativa, o Encontro Comunitário Municipal de Avaliação do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS. O encontro reuniu agricultores e agricultoras familiares atendidas pelo P1+2, comissões municipais da água e a equipe do P1+2, com o objetivo de refletir e discutir sobre as ações desenvolvidas pelo programa.

O encontro caminhou em torno da temática: Educação Contextualizada acerca da Convivência com o Semiárido, fazendo um resgate do que foi visto, debatido e vivenciado durante o processo de execução do programa, que envolve muito mais que implementação de tecnologias, mas sim a construção de processos participativos, promovendo a segurança alimentar e nutricional e a geração de renda para as famílias agricultoras, por meio do acesso e manejo da terra e da água. Assim, proporcionando “Um Novo Olhar sobre o Semiárido”, instigando como principio a metodologia participativa é possível ver nas experiências dos agricultores e agricultoras estratégias e alternativas para convivência, sendo compartilhadas e multiplicadas em todo Semiárido.

O encontro foi marcado por mística, oração e apresentação na sua abertura, buscando a participação e integração uns com os outros. João Oliveira, da comunidade Saracura /Jacobina, se apresentou e abordou a importância desse momento, assim como os demais ocorridos ao longo do P1+2. “Estamos aqui hoje para que juntos possamos aprender mais e crescer no campo, sem o uso de produtos químicos. (...) Acredito que vamos sair daqui um pouco mais enriquecidos com a troca de ideia e experiência de cada um”, expressa João. Seguindo assim, o dia de maneira atenciosa e interativa por todos os participantes.

Na parte da tarde além das discussões sobre o vídeo “Um Outro Olhar”, elevando as temáticas abordadas nas capacitações e intercâmbios, os participantes se reunirão para avaliar os pontos positivos e os negativos, além de indicar sugestões de melhorias para os próximos termos, partindo dos espaços participativos de formação até as construções das tecnologias. Em seguida, apresentaram os resultados das discussões em grupo, ressaltando com maior êxito as coisas boas e as mudas que estão sendo proporcionadas através das ações do P1+2. Semeando assim, um Semiárido mais rico em vida e possibilidades.











Robervânia Cunha, Comunicadora Popular da COFASPI/P1+2

Nenhum comentário:

Postar um comentário