segunda-feira, 6 de maio de 2013

Encontro de Formação Para Comissões Municipais da Água


Jaqueline Santos
Comunicadora COFASPI

      A COFASPI-Cooperativa de Assistência Técnica a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, realizou nos dias 25 e 26 de abril, na sede da cooperativa, na cidade de Jacobina, Bahia, Capacitação das Comissões Municipais da Água e Convivência com o Semiárido. A capacitação é uma das atividades do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da ASA.


 

Com o objetivo de ampliar os conhecimentos em relação às implementações das tecnologias de captação de água para a produção de alimentos e de fortalecer a discussão sobre as práticas de convivência com o Semiárido, esse momento de formação possibilitou uma melhor compreensão do programa P1+2 por parte das Comissões Municipais que foram convidadas a refletir e discutir em torno das políticas de convivência com a estiagem, com clima, com o solo, com a cultura é preciso aprender a CONVIVER , para isso é necessário também avaliar e sugerir mudanças para esse novo termo.


O Diretor-Presidente Robson Aglayton ficou responsável por acolher os/as participantes e apresentar a COFASPI e a luta da mesma por políticas de convivência com o semiárido mais abrangentes. A Cooperativa busca formas de aquecer o debate sobre Agricultura Familiar e Convivência com o Semiárido, em conjunto com a Articulação do Semiárido Brasileiro-ASA, aonde a discussão por vida mais justa no semiárido vem sendo fortalecida sempre. Atualmente mais de mil entidades estão filiadas à ASA e entre tantas a COFASPI


A apresentação do projeto P1+2 ficou por conta do coordenador Gilvando de Jesus Souza, retirando as dúvidas uma a uma, destinando tempo para falar de cada uma das tecnologias de captação de água. Logo após, os/as participantes se dividiram em grupo para avaliar, compartilhar expectativas e planejar estratégias para este novo termo de parceria entre comissão e equipe do projeto.

Foi um momento importante para a construção coletiva e próspera dessa nova atuação no interior do sertão nordestino.
Principais pontos levantados:
- Mais sintonia entre Comissão e equipe técnica;
- O técnico acompanhar as construções para garantir que elas sejam feitas da melhor forma possível;
- O animador ouvir a comissão, analisar se as famílias tem aptidão para produzir;
- Reunir as comissões municipais onde atuamos uma vez por ano para avaliação e planejamento;
- Incentivar as famílias para que produzam seus alimentos de forma saudáveis sem defensivos ou ações que prejudiquem o solo, como queimadas;
- Reuniões mensais entre a comissão e o animador que acompanha o município;
- Garantir que os materiais de construção tenham a melhor qualidade para evitar transtornos futuros;
-Garantir que o poder público não interfira na distribuição das tecnologias;

Nenhum comentário:

Postar um comentário