sexta-feira, 9 de setembro de 2011

COFASPI realizou curso para Agentes Comunitários de Saúde de Jacobina

 “Colher a água, reter a água, guardar a água quando a chuva cai do céu, guardar em casa, também no chão e ter a água se vier a precisão”. Foi ao som da Música Água da Chuva, de Roberto Malvezzi (Gogó), que se iniciou, na manhã desta terça-feira (30), a capacitação para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município de Jacobina. O curso organizado pela Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) aconteceu nos dias 30 e 31 de agosto, na sede da COFASPI e contou com a participação de 14 ACS.

O curso faz parte das atividades do Projeto Cisternas e tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar os agentes comunitários de saúde para auxiliarem as famílias no gerenciamento dos recursos hídricos armazenados nas cisternas de consumo, evitando com isto, doenças provocadas por falta de tratamento desta água. 

Nestes dois dias de curso os participantes tiveram acesso a informações sobre toda a estrutura do Projeto Cisternas e discutiram sobre várias temáticas, entre elas, as políticas de combate a seca versus a convivência com o semiárido, captação e armazenamento de água, gerenciamento da água da cisterna, mandamento das cisternas, poluição e contaminação da água da cisterna, formas de tratamento da águas, doenças causadas pela água contaminada, políticas públicas e cidadania, planejamento das construções das cisternas e alimentos orgânicos versus industrializados.

No último dia de curso, além dos conteúdos citados, eles também discutiram sobre o manejo de pragas e doenças no campo, introduzindo uma discussão sobre a contaminação da água através de insumos químicos (agrotóxicos e adubação). Para concluir essa parte do curso, assistiram ao vídeo O Veneno está na Mesa, do Cineasta Silvo Tendler, que trata das consequências do uso indiscriminado de agrotóxicos na agroindústria e o curta Produção de Alimentos do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), que apresenta soluções para a produção de alimentos industrializados de forma sustentável e orgânica.
 
Os participantes, durante a avaliação do curso, ressaltaram que foi um momento de aprendizado importante, pois observaram assuntos novos e esperam repassar estes conhecimentos para as suas comunidades. Eles falaram também que estavam enganados quando pensaram que era só mais um projeto de construção de cisternas, e que só ouviriam isto durante os dois dias de curso, pelo contrário, perceberam que é um projeto de saúde, de vida.
Este é o quarto curso para ACS e até o final do projeto mais de 200 profissionais desta área passarão por este processo de formação. No total, todos os sete municípios (Jacobina, Caém, Serrolândia, Mirangaba, Miguel Calmon, Várzea Nova e Umburanas), nos quais o projeto Cisternas está sendo desenvolvido, serão contemplados com este curso para os seus Agentes Comunitários de Saúde. 

O projeto tem o objetivo de construir 1 200 cisternas de consumo para as famílias destes municípios, além disto, ele também já realizou diversas atividades para os beneficiários deste programa (famílias, pedreiros, monitores), no total mais 900 pessoas já compartilharam destes momentos. 

O Projeto Cisternas está sendo executado pela COFASPI em 07 municípios do Território Piemonte da Diamantina, em parceria com a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), com financiamento do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES) e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), fazendo parte, respectivamente dos Programas Água para Todos e Fome Zero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário