quarta-feira, 27 de julho de 2011

Gerenciamento da água é tema de curso para agricultores familiares de Miguel Calmon

Turma do curso no pousando para a foto em cima
do calçadão da cisterna da família de Seu Olímpio
Texto e foto: Karine Silva 

Gestão e planejamento do uso da água armazenada na cisterna calçadão para a produção de alimentos foi um dos objetivos que fez reunir 30 agricultores de várias comunidades de Miguel Calmon, na Bahia. Este momento foi oportunizado pela Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), no Curso de Gestão das Águas para a Produção de Alimentos (GAPA), que aconteceu durante os dias 19, 20 e 21 de julho de 2011, na comunidade de Lagoa de Dentro, no município de Miguel Calmon. 

Toda esta discussão foi realizada com base na premissa do P1+2 em garantir a segurança e soberania alimentar das famílias do sertão baiano. Neste sentido, o foco do programa vai além de construir a tecnologia de armazenamento da água da chuva para as famílias, ela perpassa pela dinâmica do caráter produtivo a ser desenvolvido e o uso racional da água. 

Para Rosenildo, animador de Campo da COFASPI, este encontro de formação foi muito importante por disponibilizar para as famílias conteúdos diversificados com a possibilidade de serem facilmente colocados em prática por elas, “já que o programa tem o objetivo de garantir a soberania alimentar das famílias, então, este é o momento importante para que elas discutam sobre o assunto”. Ele acrescenta que o GAPA também é um momento para: “elas [famílias] olharem o semiárido com outro olhar, possam discutir sobre a importância deste tipo de Políticas públicas e ainda descriminalizar a questão da reforma agrária”. 

Participantes apresentando o desenho que
fizeram da propriedade visitada
A turma ficou muito animada com os debates e as trocas de conhecimentos que aconteceram ao longo do curso. Dos temas abordados, o que mais chamou a atenção foi a apresentação de tecnologias sociais de armazenamento da água da chuva que ainda não eram conhecidas por eles, como a barragem subterrânea, a cisterna calçadão e o tanque de pedra. Para ilustrar, foi realizada uma visita a propriedade da família de Seu Olímpio onde as famílias puderam ver pela primeira vez uma cisterna calçadão. No meio do caminho eles também, por meio, de uma ilustração do animador de campo em um riacho seco, tiraram as dúvidas sobre como é uma barragem subterrânea. 

Para D. Lene foi uma surpresa muito boa e agora, depois que viu a cisterna, ficou mais animada ao saber que também será beneficiada com esta tecnologia. Ela já sonha com os benefícios que será ter água no quintal de casa para a plantação “com mais água a gente vai ter a família para trabalhar em grupo. E também a gente não vai tá se preocupado em comer aquelas verduras cheias de veneno, a gente mesmo vai tá plantando e cuidando”, enfatiza. 

Com mais esta ação a equipe da COFASPI pode conhecer mais de perto a realidade destas pessoas e construir saberes a partir deste contexto apresentado. Neste sentido, a riqueza do debate foi proporcionado pela participação dos presentes. 

Outro curso esta sendo realizado para as famílias do município de Jacobina até o dia 28 e para os beneficiários de Caém vai acontecer de 29 a 31 deste mês, nas respectivas cidades. Para mais informações sobre estes cursos acesse no nosso blog. 

Esta capacitação é mais uma das ações do programa de Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido – Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Este programa é uma realização da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) com a execução local da Unidade Gestora Territorial COFASPI e tem o apoio do Ministério de Desenvolvimento Social de Combate à Fome (MDS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário