quinta-feira, 2 de junho de 2011

Projeto Cisternas da COFASPI realiza Capacitação em Gerenciamento de Recursos Hídricos para as famílias, na comunidade de Miragem, do município de Miguel Calmon

Imagens Paulo Mascarenhas
Aconteceu nos dias 12 e 13 de maio, no povoado de Miragem, Município de Miguel Calmon, uma Capacitação em Gerenciamento de Recursos Hídricos - GRH para vinte e uma famílias participantes do Projeto Cisternas. O curso foi facilitado pelo monitor Antônio Jakson Novais da Cruz.
encontro teve a participação das comunidades de Miragem e Pé de Serra as quais são divididas em pequenas “fazendas” como: Fazenda Palha, Lajedo, Pau Darquinho, Floresta e Fazenda Caetano.

Todos relataram as dificuldades em relação à água, entre essas, ressaltam que ainda andam mais de 3 km, ou levam no mínimo 45 minutos para chegarem a um rio, cacimba, ou até mesmo um tanque barreiro, todos esses com água sem tratamento que possibilite o consumo humano; outra dificuldade é a maneira de transportar essa água para as residências. Algumas vezes são usados animais de serviço ou carrinho de mão e na maioria das vezes os baldes são carregados na cabeça.

Os participantes falaram das dificuldades, mas também relataram a esperança por melhores dias, não só por causa do acesso a água através da cisterna, mas principalmente por esse ser o primeiro passo para conquistar outros direitos.
O acesso a água de qualidade para o consumo humano, próxima a casa, e que possibilite a construção contínua da cidadania são alguns dos objetivos do Projeto Cisternas, executado em sete cidades pela COFASPI em convênio com o Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza – SEDES e apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome - MDS.

Maiores informações: (74) 3621-7036 (COFASPI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário