Imagens Paulo Mascarenhas
Aconteceu nos dias 12 e 13 de maio, no povoado de Miragem, Município de Miguel Calmon, uma Capacitação em Gerenciamento de Recursos Hídricos - GRH para vinte e uma famílias participantes do Projeto Cisternas. O curso foi facilitado pelo monitor Antônio Jakson Novais da Cruz.
encontro teve a participação das comunidades de Miragem e Pé de Serra as quais são divididas em pequenas “fazendas” como: Fazenda Palha, Lajedo, Pau Darquinho, Floresta e Fazenda Caetano.
Todos relataram as dificuldades em relação à água, entre essas, ressaltam que ainda andam mais de 3 km, ou levam no mínimo 45 minutos para chegarem a um rio, cacimba, ou até mesmo um tanque barreiro, todos esses com água sem tratamento que possibilite o consumo humano; outra dificuldade é a maneira de transportar essa água para as residências. Algumas vezes são usados animais de serviço ou carrinho de mão e na maioria das vezes os baldes são carregados na cabeça.
Os participantes falaram das dificuldades, mas também relataram a esperança por melhores dias, não só por causa do acesso a água através da cisterna, mas principalmente por esse ser o primeiro passo para conquistar outros direitos.
O acesso a água de qualidade para o consumo humano, próxima a casa, e que possibilite a construção contínua da cidadania são alguns dos objetivos do Projeto Cisternas, executado em sete cidades pela COFASPI em convênio com o Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza – SEDES e apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome - MDS.
Maiores informações: (74) 3621-7036 (COFASPI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário