quinta-feira, 31 de março de 2011


Território do Sisal discute Crédito para a Agricultura Familiar

Discutir o crédito rural e as políticas públicas para a agricultura familiar no Território do Sisal, esse foi o objetivo da Jornada de Crédito do PRONAF realizada hoje pelo CODES Sisal através do Grupo de Trabalho da Agricultura Familiar e em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA/ DFDA.
O evento aconteceu na UNEB de Serrinha e contou com a participação do Banco do Brasil e Banco do Nordeste, Cooperativas de crédito, representantes de Agricultores Familiares, Secretários Municipais de Agricultura e Instituições de ATER, entre outras entidades com atuação na área de crédito e fomento à agricultura familiar do Território do Sisal.
O Secretário Executivo do CODES Sisal, José Silva assegurou que o evento foi uma oportunidade singular de alinhamento e encaminhamento de propostas para potencializarão de programas e projetos direcionados ao Agricultor Familiar. Para ele o crédito é uma das mais importantes políticas de fortalecimento da Agricultura Familiar no Território.
O prefeito de Serrinha Osni Cardoso destacou que os Programas e Projetos direcionados a Agricultura Familiar precisam ser de fato instrumentos de desenvolvimento. “O fortalecimento da Agricultura Familiar precisa ser prioridade”, reforçou Osni.
O Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Bahia, Lourival Gusmão, ressaltou que a responsabilidade de fazer acontecer é de todos e que os bancos precisam compreender o crédito de forma séria, comprometendo-se a efetivar de fato o crédito rural nos territórios.
Para encaminhar as propostas do evento, ficou marcada uma reunião técnica dia 11 de abril na UNEB de Serrinha. Outros encaminhamentos são a criação de uma câmara Técnica Territorial de Crédito e ATER e a realização de um seminário dia 20 de abril em Valente para discutir a potencialização do PAA e do PNAE no Território, além da necessidade de encontros de capacitação para técnicos.
CODES

Nenhum comentário:

Postar um comentário