segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Jantar de Lançamento do 6º Encontro de Agricultores e Agricultoras Experimentadores/as foi realizado em Jacobina/BA

Texto e fotos: Luna Layse Almeida – Comunicação COFASPI

O jantar foi realizado no Chalé Mont Tabor, em Jacobina/BA
O lançamento reuniu parceiros/as da COFASPI
 Entre versos, cordéis e cantorias, o Jantar de Lançamento do 6º Encontro de Agricultores e Agricultoras Experimentadores/as – organizado pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) e parceiros/as – foi realizado na noite da última sexta-feira (20), no Chalé Mont Tabor, em Jacobina/BA. Estiveram presentes no Lançamento, representantes de instituições, empresas e grupos apoiadores da COFASPI.
Durante o jantar, foram servidos alimentos produzidos por famílias agricultoras que trabalham com base em princípios da agroecologia e economia solidária, respeitando o meio ambiente. “É fundamental pensarmos nessa dimensão do ecodesenvolvimento. Nessa dimensão de que o desenvolvimento começa a partir do lugar em que a gente está, da nossa comunidade”, explicou o cerimonialista do Jantar de Lançamento do Encontro, professor Reis Oliveira.
Homenagem à agricultora Janete Rodrigues
Pensando nesse protagonismo de famílias que trabalham com a produção e comercialização de alimentos saudáveis, foi feita uma homenagem à agricultora Janete Rodrigues, que participa ativamente de lutas sociais e processos de organização comunitária, em Caém/BA, além de ser parceira da cooperativa no fornecimento de alimentação da agricultura familiar em eventos organizados pela Cofaspi, a exemplo do Jantar de Lançamento do Encontro. A agricultora recebeu do diretor-presidente da COFASPI, Leonardo Lino, uma placa com mensagem que destaca a força e exemplo que representa.
O Jantar de Lançamento contou ainda com apresentação sobre linhas de ações da Cofaspi e descrição dos objetivos do Encontro de Agricultores e Agricultoras Experimentadores/as. Ao final,  a programação do jantar teve atrações musicais.  O poeta e cantor Maviael Melo se apresentou acompanhado dos músicos Cicinho de Assis e Gabriel Guedes, em seguida, houve a apresentação instrumental de Ednaldo Carvalho Saxofonista.

Encontro - O lançamento da data prevista para a sexta edição do Encontro de Agricultores e Agricultoras Experimentadores/as foi anunciado pelo diretor-presidente da COFASPI, Leonardo Lino. “Agradeço a nossos/as amigos/as que estão aqui hoje (...) e do dia 6 ao dia 9 de dezembro de 2017 vai acontecer o 6º Encontro de Agricultores e Agricultoras Experimentadores/as, em Jacobina/BA”, ressaltou.
            O Encontro reúne em média 300 agricultores e agricultoras familiares com o intuito de promover a troca de experiências agroecológicas. A edição mais recente do evento, realizado em Jacobina/BA no ano 2015, contou com intercâmbios, atrações culturais, além de diálogos sobre políticas, lutas e direitos sociais das famílias agricultoras de regiões do Semiárido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário