quarta-feira, 27 de abril de 2016

1° Seminário de Educação do Campo começa nesta quinta-feira (28)

Participe dos diálogos e contribua para as reflexões sobre a educação do campo nos territórios! O evento começa a partir das 8h.


terça-feira, 19 de abril de 2016

Feira de Arte e Artesanato

Prestigie a feira! Vale a pena conferir os trabalhos de famílias da região e também participar de oficinas, acompanhar as apresentações de grupos culturais locais, além de palestra sobre economia solidária. É neste fim de semana na comunidade Cachoeira Grande, não perca! 


quinta-feira, 14 de abril de 2016

Oficina do Projeto Apoio a REFAS promove diálogos sobre “Constituição de Redes”

A oficina ocorreu no Centro de Educação Integrada, em Jacobina/BA
Cerca de 30 agricultores/as participaram da atividade do Projeto Apoio a REFAS 
Agricultores/as familiares de 10 municípios da Bahia, representantes da Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) e da Rede de Feiras Agroecológicas Solidárias (REFAS) se reuniram na quarta-feira (13) para dialogar sobre o tema “Constituição de Redes” em uma oficina do Projeto Apoio a Rede de Feira Agroecológicas do Piemonte da Diamantina. A atividade ocorreu no Centro de Educação Integrada, que fica no Bairro Bananeira da cidade de Jacobina/BA.
Um encontro iniciado com uma reflexão sobre a lógica do capitalismo que provoca desigualdades sociais. Por isso, a valorização de um modo de vida que promova bem-estar de cada família agricultora atuando de modo organizado na produção e comercialização de alimentos saudáveis com base nos fundamentos da economia solidária, promovendo vínculos de união e amizade, conforme destacou o coordenador do Projeto Apoio a REFAS, Robson Aglayton.
Em seguida, na oficina ministrada pelo contador Uedson Mesquita, foi descrito o conceito de cooperativa, que designa uma organização por meio de ajuda mútua para solucionar problemas do cotidiano, também foram esclarecidas informações sobre o modo como é constituída, além das normas que devem ser seguidas pelos cooperados/as. Ao final, os/as agricultores/as avaliaram como positiva a troca de experiências ao longo do dia, destacando os aprendizados.

Assistência técnica - O Projeto Apoio a Rede de Feiras Agroecológicas do Piemonte da Diamantina é executado pela COFASPI por meio de convênio com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia em 10 municípios do Estado, com a finalidade de estimular as práticas de comércio justo e solidário, além de promover práticas construídas a partir dos princípios da agroecologia.

Cobertura fotográfica:










segunda-feira, 11 de abril de 2016

Prêmio Consulado da Mulher 2016 abre seleção para projetos de todo o Brasil

Em sua quarta edição, iniciativa busca empreendimentos liderados por mulheres em situação de vulnerabilidade social



De 8 de março a 10 de abril, o Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, abre inscrições para a quarta edição do Prêmio Consulado da Mulher de Empreendedorismo Feminino. A iniciativa concederá à dez empreendimentos assessoria gratuita por 2 anos, eletrodomésticos Consul - conforme necessidade do projeto - e R$ 10 mil para uso exclusivo na infraestrutura do negócio.

Para participar os empreendimentos devem atender aos seguintes critérios: trabalho em rede; atuação no segmento de alimentação; liderança feminina, trabalho sustentável; parceria com entidades sem fins lucrativos e renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo mensal.

As inscrições poderão ser realizadas no site www.consuladodamulher.org.br/premioconsuladodamulher. O formulário deverá ser preenchido online.

“Celebramos o Dia Internacional da Mulher lançando a quarta edição de um prêmio que tem como objetivo o fortalecimento do empreendedorismo popular feminino. Com isso, oferecemos oportunidades a todas as mulheres que sonham em prosperar e melhorar o dia a dia de sua família e comunidade”, afirma Leda Böger, diretora-executiva do Instituto Consulado da Mulher.

O processo seletivo acontecerá em três etapas:

      Na primeira etapa, os empreendimentos passarão por uma pré-avaliação. A lista dos selecionados será divulgada em maio no site do Consulado da Mulher (www.consuladodamulher.org.br);
      Em seguida, os projetos pré-selecionados receberão visita técnica para comprovar as informações apresentadas na primeira fase.
      Etapa final: No mês de julho, os 10 projetos selecionados e aprovados serão conhecidos por meio do site do Consulado da Mulher;
      A cerimônia de premiação para os contemplados acontecerá na cidade de São Paulo, com a participação de representantes dos empreendimentos premiados e representantes da entidades parceiras. As vencedoras também participarão de eventos de capacitação segundo a metodologia de Gestão de Empreendimentos Solidários do Instituto Consulado da Mulher.


Sobre o Consulado da Mulher:
O “Prêmio Consulado da Mulher de Empreendedorismo Feminino” foi criado em 2013 com o objetivo de fortalecer e dar visibilidade a empreendimentos liderados por mulheres. O Consulado da Mulher é a Consul transformando os sonhos em realidade. Incentivamos a geração de renda como forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas. As mulheres, que fazem de conquistas pessoais transformações em cadeia, conseguem impactar as suas comunidades e não deixam ninguém de fora dessa história. Em nossos 14 anos de atuação, são mais de 34 mil pessoas beneficiadas por todo o Brasil.


Informações para a imprensa
Agência Ideal – (11) 4873 7900
Juliane Silva - juliane.silva@agenciaideal.com.br
Andrea Benedetti - andrea.benedetti@agenciaideal.com.br