terça-feira, 3 de novembro de 2015

Grupo “Salvem o Rio de Cachoeira” realizou mobilização em Jacobina/BA

Moradores e moradoras de comunidades rurais do município de Jacobina/BA, se reuniram, no último domingo (01), com representantes de organizações como a Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), a Associação de Ação Social e Preservação das Águas, Fauna e Flora da Chapada Norte (ASPAFF) e a Rede de Feiras Agroecológicas Solidárias do Piemonte da Diamantina (REFAS), para fazer uma mobilização em defesa do rio Sapucaia no povoado de Cachoeira Grande, em Jacobina/BA. Eles integram o grupo “Salvem o Rio de Cachoeira”, que desenvolve ações em proteção dos recursos naturais.
Resíduos sólidos recolhidos das águas e margens do rio Sapucaia
Foram realizadas atividades como a coleta de resíduos sólidos nas margens e nas águas do rio, desde os balneários até a ponte, localizada próximo à Praça da Matriz. Usando luvas de proteção, cerca de trinta pessoas participaram da coleta do lixo, recolhendo materiais como garrafas de vidro, sacolas plásticas, pneus, metais e outros. Também foram identificados locais onde estão sendo despejados líquidos poluentes no rio, que é uma área de banho e lazer para crianças e adultos.
            Contaminação das águas por líquidos poluentes
Em seguida, os participantes da mobilização dialogaram sobre as medidas que serão tomadas para reduzir a contaminação das águas, do solo e as queimadas da vegetação nas margens do rio Sapucaia. Uma das estratégias será a elaboração de um relatório, descrevendo os impactos ambientais, que será entregue em instituições públicas. Também será criado um abaixo-assinado para que a população possa manifestar o apoio à defesa e proteção do rio. A proposta também é de que estes documentos sejam apresentados na reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru, a ser realizada no município de Saúde/BA, no dia 13 de novembro.

Formação - O grupo “Salvem o Rio de Cachoeira” foi constituído após o diálogo da equipe do Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural, executado pela COFASPI por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado da Bahia, com moradores/as de Caboronga, Cachoeira Grande, Várzea do Mato e Queimada Velha, em Jacobina/BA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário