quinta-feira, 12 de junho de 2014

SISMA incentiva a produção de alimentos livre de Agrotóxicos



Nos dias 03, 04 e 05 de junho foi realizada na comunidade Saracura, município de Jacobina, a formação em Sistema Simplificado de Manejo de Água para Produção de Alimentos (SISMA), pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), executada pela Cooperativa de Trabalho e Assistências a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI). Financiado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).


O encontro discutiu temáticas voltadas para convivência com o Semiárido e para o manejo da água para a produção de alimentos. Tendo como principal objetivo a formação de agricultoras e agricultores familiar na produção de alimentos orgânicos dentro dos princípios da Agroecologia, fortalecendo os processos de convivência com a terra, clima, vegetação, entre outras. Essa convivência, que vem mudando a realidade do nosso Semiárido, desmitificando a ideia de que o Semiárido é uma “região ruim de viver” e de “combate à seca”, trazendo assim, outro olhar de conviver na região Semiárida, de valorização a terra, os saberes, a cultura e todas as riquezas que estar nesse Sertão.
 
Nesse sentido, as famílias agricultoras têm momentos de compartilhar e ampliar suas experiências sobre as ricas possibilidades de convivência com o Semiárido, segurança alimentar e nutricional, bancos de sementes crioulas, quintais produtivo, animais e plantas mais adaptadas a região, o perigo dos agrotóxicos, policultivo e muito mais. Dessa forma, o povo expressa positividade sobre essas ações de mobilização e formação, que faz parte do processo de construção das tecnologias sociais em suas propriedades.  “É muito interessante e proveitoso esses encontros, pois melhora a nossa vida e aprendemos novas alternativas,” relata seu Irineu. Reforçado dona Maria de Lucia, “quando usamos melhor o espaço do nosso quintal, podemos produzir varias coisa, e teremos mais variedades”.

 Outro momento rico foi com a visitada em uma propriedade na própria comunidade, realizando atividades práticas, como a compostagem (que tem como finalidade de recupera solos degradada quando utilizado no solo), montagem de um canteiro econômico, e a produção de defensivos naturais. O encontro aconteceu de forma participativa com colaborações de saberes e experiências dos agricultores (as), trabalhos em grupos e dinâmicas deixando assim, um ambiente bastante descontraído.







 Lucivânia Rios, Monitora do SISMA/COFASPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário