quarta-feira, 25 de junho de 2014

COFASPI realiza oficina de incentivo ao fortalecimento das Feiras Agroecológicas do Piemonte


A Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte – COFASPI, realizou nesse domingo 15 de junho, um oficina com o grupo da Feira Agroecológica de Capim Grosso/BA, que aconteceu na comunidade de Furtuoso. Essa ação faz parte do projeto de Apoio a Práticas Inovadoras de Fortalecimento da Rede de Feiras Agroecológica do Piemonte da Diamantina como estratégia de Convivência no Semiárido, vindo através do prêmio Mandacaru II.
“O objetivo geral do projeto apresenta como proposta o apoio, fortalecimento e consolidação de Rede de Feiras Agroecológicas do Piemonte da Diamantina (REFAS PIEMONTE), vem em formato que estimulará as práticas de comércio justo e solidário estimulando junto aos agricultores (as) e comunidades o consumo consciente e uma produção diversificada fomentando as práticas construídas a partir dos princípios da agroecologia e economia solidária, bem como facilitar os processos de formação e logística, contemplando desde a produção até a comercialização nas comunidades, além de atuar na requalificação dos espaços destinados às feiras-livres e resgatar a história das comunidades aproximando o campo da zona urbana como prática inovadora de convivência com o Semiárido”.
A oficina faz parte da metodologia de execução do projeto, que visa, através de visitas de campo, monitoramento e reuniões diagnosticar e mapear a unidade de produção familiar, identificando os principais problemas e potencialidades, além de construir com a família, efetivar as ações ou técnicas percebidas como necessidades ou oportunidades de cada unidade de produção familiar. E ainda pensar junto com a família, o planejamento produtivo e a preparação para as capacitações, visando o fortalecimento da rede de Feiras Agroecológicas.
Nesse sentido, as discussões e reflexões foram em torno dos desafios e das estratégias para fortalecer, crescer e diversificar com qualidade a produção das famílias que fazem parte da Feira Agroecológica, assim como incentiar outras famílias que produzem também se unir ao grupo na comercialização.
O reforço das discussões, venho das visitas nas produções de Seu Jorge e na de Seu Edvaldo, despertando uma analise e um compartilhamento de experiência e saberes de como eles vem produzindo e identificando estratégias para melhorar e ampliar a produção de hortaliças e frutíferas para atender cada vez mais a demanda da Feira e possivelmente poder expandir o comercio por encomenda ou PAA e PNAE.






Para seu Jorge, esses momentos são valiosos, pois permite aprender com seus colegas de barraca e incevita bastante melhoria na ampliação e qualificação da produção e da organização do espaço da “feirinha”. “Esses encontros nossos assim, nos faz acreditar nas melhorias que podemos ter com nossa união”, afirma seu Jorge.


Robervânia Cunha, Comunicação COFASPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário