segunda-feira, 3 de março de 2014

PROJETO MAIS ÁGUA REALIZA DIA DE CAMPO NA COMUNIDADE DE INÁCIO JOÃO, MUNICÍPIO DE CAÉM–BAHIA



A Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte - COFASPI, por meio do Projeto Mais Água: Captação de Água de Chuva para Produção no Semiárido Baiano, realizou na Comunidade de Inácio João, município de Caém, dia de campo com as famílias atendidas pelo projeto, para troca de experiências em relação ao canteiro econômico construído com a cisterna/enxurrada.
A atividade contou com a participação de todas as famílias envolvidas e, de toda equipe do projeto e, teve como objetivo central a montagem dos canteiros econômicos como elemento foco da discussão e prática sobre convivência com o semiárido, produção, adubação e caldas orgânicas, alimentação de qualidade e, principalmente, autonomia das mulheres e dos homens do campo.
No final da atividade foi possível entender a importância do canteiro que possibilita, por meio de sua estrutura, a utilização de menos água e, uma produção contínua, de boa qualidade.
Conforme avaliação do animador de campo responsável pelo município, Marcelo Mercês, são momentos como esse que possibilitam a interação entre a comunidade e a entidade. Além de retomar hábitos da agricultura familiar utilizados há anos, mas esquecidos por alguns. Hábitos esses que davam sustentação à agricultura familiar.
O Projeto Mais Água, executado pela COFASPI, conta com a parceria da Articulação no Semiárido Brasileiro e, o financiamento dos governos Estadual e Federal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza – SEDES e, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS. 




Nara Lígia, Coordenadora do Projeto Mais Água da COFASPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário