terça-feira, 18 de setembro de 2012

Programa de Aquisição de Alimentos será apresentado ao território Piemonte da Diamantina


Na manhã da próxima quarta-feira (19) será realizada a Oficina Territorial de Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) do Território Piemonte da Diamantina. A oficina vai acontecer no salão da Cúria Diocesana, na Rua da Aurora, nº 90, Leader, no município de Jacobina, a partir das 9h.

A oficina tem o objetivo de apresentar o PAA, a nova modalidade de adesão e como os agricultores familiares podem comercializar diretamente os seus produtos para o Programa. A Oficina será mediada por um representante da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (SEDES).



Espera-se a participação da coordenação da articulação territorial, representantes da SEDES e dos municípios, sindicatos, entidades públicas e privadas de ATER e entidades sócio-assistenciais que trabalham com famílias em condição de insegurança alimentar e nutricional. O evento é aberto a participação de pessoas interessadas em conhecer o PAA.

O PAA

O programa, criado em 2003, é uma ação do Governo Federal em parceria com os estados, objetiva fortalecer a agricultura familiar, garantir a oferta de alimentos saudáveis para a população regional, proporcionar geração de renda para os agricultores familiares, ampliar a produção de alimentos nos municípios, entre outros. Este programa possibilita a comercialização direta dos produtos da agricultura familiar com o estado sem necessidade de licitação.

O Programa também contribui para a formação de estoques estratégicos e para o abastecimento de mercado institucional de alimentos, que compreende as compras governamentais de gêneros alimentícios para fins diversos, e ainda permite aos agricultores familiares que estoquem seus produtos para serem comercializados a preços mais justos.

Na Bahia, o PAA é fruto de uma parceria entre a Sedes e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e organizações sociais.

Segundo informações da SEDES, em 2011, o Governo da Bahia, através da Sedes, firmou novo convênio ampliando de 35 para 130 o número de municípios atendidos a partir deste ano. O MDS propõe execução do programa com meta para 256 municípios ainda este ano, priorizando o público do Brasil Sem Miséria (famílias de agricultores com renda per capta inferior a R$ 70,00).

Serviço:
O que? Oficina Territorial de Implantação do Programa de PAA no Território Piemonte da Diamantina.
Quando? 19 de setembro de 2012, às 9h da manhã
Onde?  Na sede da COFASPI, na Rua da Aurora, nº 90, Leader.
Mais informações: 74 -36217036 e 9993976 ou codepiemonte@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário