quinta-feira, 28 de outubro de 2010

LANÇAMENTO DA FEIRA DE BASE ECOLÓGICA "CHÃO VERDE"


FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE BASE ECOLÓGICA

CHÃO VERDE” MIGUEL CALMON - BA

Nesta sexta feira 22 de outubro de 2010 foi inaugurada a tão esperada Feira de Base Ecológica do Município de Miguel Calmon “FEIRA CHÃO VERDE”. A feira está sendo composta por 20 agricultores/as que produzem nas suas propriedades.

Estiveram presentes na inauguração autoridades do município, STR, Federação das Associações e COFASPI sendo representada pelo Técnico Agrícola “Márcio de Jesus”, responsável por prestar assistência técnica no município dentro do projeto ATER tendo como parceiros a CAR e a SUAF.

A feira acontecerá toda as sexta e sábados de 05: 30 ás 13: 00 hs em frente ao mercado na Praça Ruy Barbosa. Estão todos convidados para visitar e prestigiar os produtos oferecidos.


Por Márcio de Jesus

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PESSOAL 20/2010

RESULTADO FINAL


COFASPI – COOPERATIVA DE ASSISTÊNCIA A AGRICULTURA FAMILIAR SUSTENTÁVEL DO PIEMONTE


O Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI – Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, instituída pela resolução 006/2010 de 05/01/2010 pela presidência da Instituição, anuncia abaixo o resultado da fase final do processo seletivo (entrevistas) do Edital de Seleção 20/2010 para formação da equipe do Convênio ESTADO/SEDES/COFASPI nº 070/2010. E convoca os/as candidatos/as abaixo selecionados/as para comparecer no dia 29/10/2010 à Sede da referida Cooperativa na Rua da Aurora, 90, Leader, Jacobina, Bahia, CEP: 44.700-000, munidos dos documentos pessoais.


COMUNICADOR (A) POPULAR:

Itamara Costa


ANIMADORES/AS:

Deise Ramos dos Santos


Jacobina, 27 de outubro de 2010.


Fredson Rodrigues de Araújo

Presidente da Comissão de seleção

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PESSOAL - 20/2010

RESULTADO PARCIAL – 1ª FASE

O Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI – Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, instituída pela Resolução 006/2010 de 05/01/2010 da presidência da Instituição, torna público o resultado da primeira fase do processo seletivo (análise de currículos e cartas) do Edital 20/2010 e comunica que as entrevistas serão no dia 25 de outubro do corrente ano. Desta forma convidamos os selecionados abaixo relacionados, a comparecer na sede da entidade, situada a Rua da Aurora, 90 Leader, Jacobina, Bahia, às 9:00 horas. Maiores Informações pelo (74) 3621 7036.

COMUNICADOR (A) POPULAR:

Itamara Costa

Luciano Dias

Tamires Carvalho de Oliveira


ANIMADOR (A):

Antônio Marcos Alves dos Santos

Benedito Rios de Oliveira

Bruna Carvalho da Cruz

Carla Costa do Nascimento

Cássia Miranda de Muniz

Deise Ramos dos Santos

Dejane Moreira de Almeida

Edvaldo Ferreira Gonçalves

Gilsara de Oliveira Matos

Luiz Antônio Souza Santana


Jacobina - BA, 22 de outubro de 2010

Fredson Rodrigues Araújo

Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PESSOAL - 20/2010


COFASPI – COOPERATIVA DE ASSISTÊNCIA A AGRICULTURA FAMILIAR SUSTENTÁVEL DO PIEMONTE

O Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI – Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, instituída pela Resolução 006/2010 de 05/01/2010 da presidência da Instituição, torna público que estará recebendo inscrições para o processo seletivo de Comunicador (a) Popular e Animador (a), de acordo com as seguintes especificações:


1. Vagas:

Comunicador (a) Popular: 01

Animador (a): 01


2. Locais de Trabalho:

Os locais de trabalho terão como referência os municípios de Jacobina, Várzea Nova, Umburanas, Serrolândia, Caém, Mirangaba e Miguel Calmon, a ser acertado com os candidatos.


3. Fases do processo seletivo: Análise de currículo vitae e de carta elaborada pelo candidato e enviada juntamente com o currículo, explicitando as razões pelas quais deseja concorrer a este posto de trabalho, tanto do ponto de vista pessoal quanto político, e entrevista, em seqüência eliminatória.


4. Atribuições e requisitos:

COMUNICADOR(A) POPULAR

4.1.1. Atribuições:

- Elaborar e contribuir para a produção de materiais de divulgação do programa e seus desdobramentos (artigos, papeis, vídeos, livros, cartilhas, programas de rádio, etc.);

- Promover e organizar eventos (reuniões, oficinas, cursos, seminários, workshops e debates) e acompanhar visitas e intercâmbios técnicos;

- Representar politicamente a organização em seu campo de atuação junto a outras organizações, movimentos sociais, redes, fóruns, articulações, etc., quando designado pela coordenação ou em atividades específicas deste projeto;

- Elaborar e contribuir para a implementação de propostas técnicas de captação de água nos municípios e comunidades, de sorte a dinamizar-nos mesmos os processos de captação de água;

- Participar na formulação, sistematização e difusão de experiências e processos de assessoria técnica pedagógica na captação de água, na perspectiva de convivência com o semiárido.

- Acompanhar visitas e intercâmbios técnicos;

- Elaborar projetos e relatórios técnicos;

4.1.2 Requisitos:

Nível superior completo exclusivamente nas áreas de Comunicação social ou Jornalismo, com experiência em projetos governamentais;

Possuir registro profissional;

Experiência comprovada, mínima de 1 ano e meio, em processos de comunicação e domínio dos meios de comunicação – falada e escrita. Familiaridade com equipamentos de comunicação (máquina fotográfica, filmadora, fax, secretária eletrônica, etc.) Carteira de habilitação AB; Criatividade, disposição para viajar pelas comunidades beneficiadas;

Domínio de leitura e escrita; Redação própria e capacidade de sistematização de idéias e propostas;

Conhecimento sobre o semiárido. Domínio de microinformática (Word, Excel, PowerPoint, ferramentas de Internet);

Disponibilidade para residir na cidade de Jacobina. BA;

Disponibilidade para viagens;

Criatividade e capacidade de se relacionar em equipe, liderança e iniciativa.


ANIMADOR(A)

4.2.1. Atribuições:

Apoiar a implementação dos projetos no âmbito territorial e comunitário com vistas ao fortalecimento da agricultura familiar, a partir da ênfase em processos de captação de água para consumo humano e dessedentaçao de animais e pequenas hortas, dentro de métodos participativos de experimentação e dos princípios da agroecologia, soberania e segurança alimentar, na perspectiva de convivência com o semiárido; Assessorar no campo técnico-metodológico os/as agricultores/as familiares camponesas e comunidades rurais, envolvendo jovens e mulheres, promovendo intercâmbios e atividades de capacitação, sempre com ênfase em processos de captação de água; Elaborar e contribuir para a implementação de propostas técnicas como: quintais produtivos, apicultura, criação animal; produção, beneficiamento e comercialização agroecológica; gestão e manejo de recursos hídricos, etc.; Contribuir para a organização social dos/as agricultores/as incentivando o associativismo/cooperativismo e o engajamento em organizações sociais dos agricultores familiares; Participar na formulação, sistematização e difusão de experiências e processos de assessoria técnica pedagógica e propostas em seus campos de atuação do projeto, produzindo (ou contribuindo para a produção) materiais de divulgação (artigos, papeis, vídeos, livros, cartilhas, programas de rádio, etc.); Promover e organizar eventos (reuniões, oficinas, cursos, seminários, workshops e debates) e acompanhar visitas e intercâmbios técnicos; Representar politicamente a organização em seu campo de atuação junto a outras organizações, movimentos sociais, redes, fóruns, articulações, etc., quando designado pela coordenação ou pelo coletivo da equipe técnica; Assessorar os movimentos sociais (organizações de agricultores e organizações de técnicos e outras ONGs) na formulação e negociação de projetos e políticas públicas; Elaborar projetos e relatórios técnicos;

4.2.2. Requisitos:

Nível Médio (preferencialmente Técnico Agrícola ou Técnico em Agropecuária); Experiência referencial mínima de 1 ano em agroecologia e agricultura familiar ou processos comprovados que objetivem a captação de água para consumo humano, a produção, dessedentação animal, dentro dos princípios de convivência com o semiárido; Disponibilidade para residir nas cidades referenciais citadas a cima do território do Piemonte da Diamantina; Carteira de habilitação AB; Domínio de microinformática (Word, Excel, PowerPoint, ferramentas de Internet); Familiaridade com equipamentos de comunicação (máquina fotográfica, filmadora, fax, secretária eletrônica, etc.) desejável; Redação própria e capacidade de sistematização de idéias e propostas; Disponibilidade para viagens; Criatividade e capacidade de se relacionar em equipe, liderança e iniciativa.

5. Procedimentos para inscrição: Entrega de Currículo Vitae e carta na Sede da COFASPI no endereço Rua da Aurora, nº 90, Bairro Leader, Jacobina – BA, CEP: 44.700-000 , em envelope fechado, com a descrição da vaga pretendida, acrescida da expressão “PROJETO CISTERNAS – Captação de água para consumo humano no semi-árido baiano” Convênio ESTADO/SEDES/COFASPI nº 070/2010, ou enviado para o e-mail da instituição cofaspi@yahoo.com.br, contendo no assunto o nº do edital e a vaga pretendida.

6. Prazo:

Serão aceitos e analisados os currículos e cartas recebidos até o dia 20 de outubro de 2010, às 17:00 h. No dia 22 de outubro de 2010 será publicado (www.cofaspi.blogspot.com) o resultado da aprovação da primeira etapa (análise de currículos e cartas).

7. Ocorrência das demais fases:

As entrevistas individuais e/ou coletivas, apenas para os aprovados na seleção de currículos e carta, serão realizadas no dia 25 de outubro, na sede do COFASPI, em horário a ser estabelecido e anunciado junto com a divulgação do resultado da primeira fase.

8. Duração:

A contratação será por tempo determinado, terá duração de três meses iniciais, podendo ser aditada de acordo com a conveniência das partes.

9. Resultado final:

Será divulgado no endereço www.cofaspi.blogspot.com, no dia 27 de outubro de 2010.

10. Validade:

Este processo seletivo terá validade de 90 dias, findo os quais, não havendo liberação dos recursos do Convênio, estará automaticamente cancelado.



Outras informações: Telefone (74) 3621 7036 / 8108 7399.

Jacobina, BA, 11 de outubro de 2010.

Fredson Rodrigues de Araújo

Presidente da Comissão de Seleção

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Intercâmbio entre Artesãs de Várzea Nova e Nova Fátima




Na última quinta feira a COFASPI em parceria com a ARCO SERTÃO - Agência de Comercialização do Semiárido da Bahia, sediada no município de Valente, Território do Sisal realizou um Intercâmbio para troca de conhecimentos entre as artesãs (Simone, Iraci e Dona Nega) da comunidade de Mata do Mel, município de Várzea Nova e as artesãs das comunidades de 85 (Andrea e Dona Senhorinha) e Pituba em Nova Fátima (Reinilda e sua mãe, Pipi, Ana entre outras).


A COFASPI e a ARCO SERTÃO estão desenvolvendo em parceria várias ações no município de Várzea Nova, desenvolvendo atividades de ATER - Assistência Técnica e Extensão Rural, apoio a grupos produtivos (artesãs) e de comercialização, COOPAG - Cooperativa laticínio na comunidade de Giló, contratação de Agente de Desenvolvimento Rural que vai acompanhar agricultores/as nestas comunidades.

As escações de barreiros trincheiras, limpesas de aguadas e construção de cisternas de enxurradas com capacidade de armazenar 50m³ de água, já estão sendo desenvolvidas.

Robson Aglayton

Lançamento da logomarca da Feira de Sabores Naturais



A COFASPI lança a logomarca da Feira da Agricultura Familiar de Base Ecológica de Sabores Naturais.
Esta feira teve início no mês de julho, acontece todas as sextas feiras pela manhã na Praça da Igreja do Divino Espírito Santo, Bairro Mundo Novo - Jacobina, Bahia.
No próximo mês estaremos lançando uma campanha de distribuição de sacolas ecológicas, confeccionadas de sisal pelo grupo de muheres artesãs da comunidade de Mata do Mel, município de Várzea Nova. O objetivo da campanha é diminuir o uso de sacolas plásticas e conscientizar aos/as frequeses/as sob a responsabilidade que todos temos em preservar o meio ambiente e cuidado com o nosso planeta.
Esta camapnha estar sendo financiada pelo Banco do Nordeste (agência Jacobina), que disponibilizou recursos para aquisição das sacolas.
Outra entidade apoiadora da Feira é a ASCOOB CREDIMONTE, a cooperativa de Crédito Rural, localizada na Rua Senador Pedro Lago, próximo a Caixa Econômica Federal. A ASCOOB CREDIMONTE , estará entregando aos/as feirantes aventais padronizados com a nova logomarca.
Estas ações vai muito além da simples entrega de sacolas e aventais, elas servem para dinamizar processos de organização dos/as agricultores/as, elevação da auto estima, melhoria da qualidade de vida, orfertar alimentos sádios livre de agrotóxicos (venenos), que contaminam o meio ambiente e prejudicam a saúde de quem os consumem, proporcianando a integração entre os consumidores e a população. Em que, os/as agricultores/as produzem alimentos sádios e os/as frequezas pagam pressos justos pelos produtos.
Para chegarmos até este momento os trabalhos iniciaram-se a mais de ano, começando pela identificação dos/as agricultores/as, realizamos cursos de capacitações, inumeras reuniões para discutirmos o funcionamento da feira, elaboração do regimento interno, intercâmbio de experiença com outras organizações que trabalham com feiras no estado da Paraíba, etc.
Contamos também com o apoio do Governo Estadual através da SUAF - Superitendência da Agricultara Familiar, que disponibilizou 30 (trinta) barracas padronizadas, um investimento de R$ 21.000,00 (vinte e um mil reais). E mais, assinou o convênio de prestação de ATER - Assistência Técnica e Extensão Rural para atendermos 810 famílias de agricultores/as familiares em nosso território.
Robson Aglayton

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Projeto Quem Guarda Sempre Tem


O Projeto Quem Guarda Sempre Tem apoiado pela CESE (Coordenadoria Ecomênica de Serviços), como objetivo de sensibilizar e formação de agricultoras para a valorização da agrobiodiversidade local através da criação de Bancos Comunitários de Sementes Crioulas vem alcançando os seus objetivos.


O envolvimento das mulheres nos processos de gestão dos Bancos de Sementes, o envolvimento das mesmas nas discussões das comuniades tem crescido a cada dia;


O resgate das sementes também vem supreendendo, pois, muitas variedades foram que tinha como perdidas em nossa região, voltaram a aparecer (feijão rosinha, mulatinho, etc).


Com recursos do Projeto compramos e distribuimos estas sementes aos Bancos das comunidades de Faz. Jureminha e Assentamento Olhos D'água em Jacobina, comunidades de Salinas e Garcia município de Várzea Nova, Assentamentos Fé em Deus e Novo Horizonte em Ourolândia.


Esta estrategia motivou aos agricultores/as a também trazer suas sementes para fomar os estoques dos bancos. O importante é que os/as agricultores/as ficarão com estoque em suas propiredades e estoque nos Bancos Comunitários, em caso de perda das sementes dos Bancos individuais (de casa), poderão recorrer ao Banco Comunitário.


As ações de fortalecimeto dos Bancos Comunitários de Sementes Crioulas é uma política da COFASPI e estão sendo desenvolvidas a partir dos outros projetos, a exemplo do Aguadas, convênio do INGÁ - Instituto de Gestão das Água e Clima/ASA que vem construindo nos municípios de Jacobina, Serrolândia, Saúde, Várzea Nova, Ourolândia e Umburanas tecnologias para armazenamento de água (Cisternas de enxurrada 50m³, barreiros trincheiras e limpesas de aguadas), com ênfase na convivência com o semiárido. O projeto de ATER - Assistência Técnica e Extensão Rural também em parceria com o Governo do Estado através da SUAF/CAR.


A COFASPI está buscando novos parceiros para apoiar estas ações. Caso sua instituição queira participar desta ação entre em contato conosco. Também aceitamos a doação de sementes crioulas.


Contato: fone (74) 3621 7036



Robson Aglayton