sexta-feira, 25 de junho de 2010

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PESSOAL - 15/2010

COFASPI – COOPERATIVA DE ASSISTÊNCIA A AGRICULTURA FAMILIAR SUSTENTÁVEL DO PIEMONTE


O Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI – Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, instituída pela resolução 006/2010 de 05/01/2010 da presidência da Instituição, anuncia abaixo o resultado da fase final do processo seletivo (entrevistas) do Edital de Seleção 15/2010. Em tempo, convoca a candidata abaixo selecionada para comparecer no dia 28/06/2010 à Sede da referida Cooperativa, situada à Rua da Aurora, 90, Leader, Jacobina, Bahia, munida dos documentos pessoais.

Dilsen Cleide Carvalho Nilo......................9:00 hs

Jacobina, 25 de junho de 2010

Fredson Rodrigues de Araújo
Presidente da Comissão de seleção

terça-feira, 22 de junho de 2010

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PESSOAL - 15/2010

COFASPI – COOPERATIVA DE ASSISTÊNCIA A AGRICULTURA FAMILIAR SUSTENTÁVEL DO PIEMONTE

O Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI – Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, instituída pela Resolução 006/2010 de 05/01/2010 da presidência da Instituição, anuncia abaixo o resultado da primeira fase do processo seletivo (analise dos currículos) do Edital de Seleção 15/2010, convocando os candidatos abaixo selecionados para participarem da segunda fase do processo (entrevistas), que acontecerá dia 23 de junho às 09:00 hs, na sede da cooperativa, situada à rua da Aurora, 90 – Leader, Jacobina - BA.

Ana Paula Alves Ribeiro de Oliveira
Anarjara Santos de Oliveira
Deise Santos Tínel
Dilsen Cleide Carvalho Nilo
Josélia Araújo Silva
Luciano Barbosa de Araújo
Thaise de Melo Feitoza

Outras informações: Telefone (74) 3621 7036

Fredson Rodrigues de Araújo
Presidente da Comissão de Seleção

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Território Piemonte da Diamantina participa da Conferência Nacional de Economia Solidária















Território Piemonte da Diamantina participa da II Conferência Nacional de Economia Solidária


Aconteceu entre os dias 16 a 18 de junho a II Conferência Nacional de Economia Solidária realizada em Brasília com a presença de 1.300 delegados/as vindos de todos os estados do país, que encararam o desafio de avançar no reconhecimento do direito a outra economia que conduza a outro modelo de desenvolvimento.

O Território Piemonte da Diamantina foi representado por 03 delegados (Cícero - APROCABRA de Umburanas, Fredson - CODEP/COFASPI e Luiz Henrique - Prefeitura de Serrolandia), eleitos nas conferências territorial e estadual, respectivamente.

Os resultados da conferência serão sistematizados através de um documento base e apresentado à presidencia da república, autoridades e toda a sociedade brasileira.

ECONOMIA SOLIDÁRIA: Pelo direito de produzir e viver de maneira sustentável!

CODEP realiza Oficina para Construção do Plano Territorial















CODEP realiza Oficina para Construção do Plano Territorial

Aconteceu nos dias 10 e 11 de junho na sede do Sindicato dos Comerciários de Jacobina, a IV Oficina Territorial de Construção do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Piemonte da Diamantina, com a presença de 50 participantes vindos dos municípios do território.

Esta oficina teve como objetivo avançar na construção participativa do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável de modo a promover a gestão social do território por meio dos princípios democráticos capaz de envolver pessoas de diferentes seguimentos.

Ainda este ano teremos mais duas oficinas para continuação desta contrução e espera-se a conclusão deste processo até o inicio de 2011, onde estaremos realizando o lançamento do plano junto ao território.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Intercâmbio Mata do Mel

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PESSOAL - 15/2010


COFASPI – COOPERATIVA DE ASSISTÊNCIA A AGRICULTURA FAMILIAR SUSTENTÁVEL DO PIEMONTE


O Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI – Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, instituída pela Resolução 006/2010 de 05/01/2010 da presidência da Instituição, torna público que resolve prorrogar para o dia 21/06/2010 o prazo de recebimento dos currículos e cartas, dia 22/06/2010 o resultado e publicação da primeira etapa (análise de currículos e cartas), dia 23/06/2010 as entrevistas e para o dia 25/06/2010 o resultado final.
Outras informações: Telefone (74) 3621 7036 / (74) 8108 7399.

Jacobina - Ba., 15 de Junho de 2010.

Fredson Rodrigues de Araújo
Presidente da Comissão de Seleção

terça-feira, 15 de junho de 2010

INTERCÂMBIO ENTRE AGRICULTORES/AS NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA NOVA


A COFASPI na busca para criar uma rede territorial de Feiras para comercialização dos produtos da agricultura familiar de base ecológica, vem realizando inúmeras atividades nos municípios que compoem o Território Piemonte da Diamantina.

No último dia 14 de junho realizamos intercâmbio entre o grupo de mulheres da Comunidade de Mata do Mel à horta comunitária da Comunidade de Salinas, ambas no município de Várzea Nova.



Os intercâmbios fazem parte da metodologia da COFASPI, como instrumento de troca de experiência entre agricultores/as e como ferramenta de construção de conhecimentos.

A COFASPI juntamente com a ARCO SERTÃO estão trabalhando neste município através de projetos em parceria com o MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário, na busca do fortalecimento da Agricultura Familiar. Sendo as comunidades de Baixão, Garcia, Mata do Mel, Giló, Salinas, Boa Esperança, Mulungu as escolhidas. Vale ressaltar o total apoio do STR - Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Secretaria de Agricultura do Município que vem contribuindo como entidades parceiras e fazem o papel de controle social.

Entre as atividades previstas para estes próximos meses, podemos destacar: Curso de Artesanato em sisal e outro sobre agroecologia na comunidade de Mata do Mel; Com mulheres da Comunidade de Salinas está previsto uma jornada agroecológia e um intercâmbio ao Estado da Paraíba, com o objetivo de visitarmos as experiência de Banco Comunitários de Sementes Crioulas (Sementes da Paixão), do Polo Sindical da Borborema.

Através de convênio com o Governo Estadual, via (INGÁ - Instituto de Gestão das Águas e Clima) e a (ASA - Articulação do Semiárido), a COFASPI vem realizando o cadastramento das famílias e realizando vários cursos sobre convivência com o semiárido. Após esta etapa serão construidas nas comunidades, barreiros tricheiras, limpezas de aguadas e cisternas de enxurradas, com capacidade de 52m3. Estas estruturas hídricas fazem parte da estrátegia do Governo Estadual em melhorar e estruturar as propriedades dos/as agricultores/as que receberam animais do programa Sertão Produtivo, que vem distribuinbo animais (caprinos e ovinos), nos municípios do semiárdo baiano.

Robson Aglayton

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Banco de Sementes



Projeto "Quem Guarda Sempre Tem"







Apoiada pela CESE (Coordenadoria Ecomênica de Serviços), através do Projeto "Quem Guarda Sempre Tem" a COFASPI vem sencibilizando 100 (cem) mulheres nos municípios de Jacobina, Ourolândia e Várzea Nova por meio de capacitações e intecâmbios para criação de Bancos Comunitários de Sementes Crioulas/Tradicionais, como extratégia de valorização da biodiversidade, segurança alimentar e autonomia das comunidades, em relação disponibilidade de semesntes adaptadas ao clima e aos solos da região.


Esta ação também vem fazer o conta ponto às sementes transgénicas e híbridas que a elas já vem atreladas o uso de pagotes técnológicos (uso de agrotóxicos e adubos químicos). Sendo estas as extratégias das grandes empresas, desenvolver e produzir sementes que, para produzirem satisfatoriamente necessitam do uso dos agroquímicos, desta forma contaminando os alimentos, causando sérios problemas a saúde, degradando os solos, os rios e deixando os/as agricultores/as dependentes destas multinacionais.

Segundo os últimos dados disponibilizados, o Brasil foi o país que obteve o 1º lugar no mundo em uso de agrotóxicos no ano passado. Também um dos maiores importadores de adubos químicos, sendo assim, este modelo de agricultura adotado em nosso país estar favorecendo a quem mesmo?

Para enfrentar esta situação é que a COFASPI em parceria com várias outras entidades (MOC, ASCOOB, REPARTE, ASA, e etc.), que trabalham diretamente para o fortalecimento da AGRICULTURA FAMILIAR vêem motivando a criação dos Bancos Comunitários de Sementes Crioulas/Tradicionais.

Estar agendado para o início do mês de julho um intercâmbio ao Estado da Paraíba, em que levaremos uma equipe Técnica formada por 04 profissionais e 42 agricultores/as, na maioria mulheres para conhecer as experiências das comunidades daquele Estado em relação as Sementes da Paixão. Também visitaremos a Feira Agroecológica em Campina Grande.





Robson Aglayton

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Feira da Agricultura Familiar de Base Ecológica de Sabores Naturais

Feira da Agricultura Familiar de Base Ecológica de Sabores Naturais








A COFASPI ao longo do ano de 2009 vem discutindo com agricultores/as familiares à criação de mais uma Feira para comercialização de produtos da agricultura de base ecológica no município de Jacobina. Para tanto, vem realizando inumeras reuniões, curso de capacitação e no mês de abril/2010 criou o Regimento Interno de funcionamento da feira.

Depois da longa espera, com a presença de 16 produtores no dia 14 (sexta feira)do mês de maio deste ano aconteceu o lançamento da primeira feira com estes/as agricultores/as. O sucesso foi total, visto que o número de consumires superou as expectativas. "Já vendi tudo, não deu para quem quiz" diz Sandra Almeida da Silva, da comunidade de Coxo de Dentro.




Robson Aglayton / Marcos Moura

terça-feira, 8 de junho de 2010

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PESSOAL - 15/2010

COFASPI – COOPERATIVA DE ASSISTÊNCIA A AGRICULTURA FAMILIAR SUSTENTÁVEL DO PIEMONTE

O Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI – Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, instituída pela Resolução 006/2010 de 05/01/2010 da presidência da Instituição, torna público que estará recebendo inscrições para o processo seletivo de Auxiliar Administrativo: 01

2. Locais de Trabalho:
O auxiliar administrativo terá como base a cidade de Jacobina e a sede da COFASPI naquela cidade.

3.Fases do processo seletivo:
Análise de currículo vitae e de carta elaborada pelo candidato e enviada juntamente com o curriculo, explicitando as razões pelas quais deseja concorrer a este posto de trabalho, tanto do ponto de vista pessoal quanto político, e entrevista, em seqüência eliminatória.

4. Atribuições e requisitos:

Atribuições
Registros de dados, lançamentos de dados em computador, digitação, auxiliar na elaboração de propostas de compras, pagamentos, controle e pagamento de pessoal e todas as funções inerentes ao bom desempenho de um escritório, com ênfase na perspectiva de convênios com o Estado.

Requisitos
Nível médio completo, com preferência cursando Universidade a partir do quarto semestre, dominio de informação básica de controle contábil e gerencial de processos, domínio de programas de texto (Word) e planilha eletrônica (Excel). Domínio de textos e matemática.
Procedimentos para inscrição: Entrega de Currículo Vitae e carta, explicitando os motivos pelos quais deseja participar da seleção e trabalhar com processos de agricultura familiar, na Sede da COFASPI no endereço: Rua da Aurora, 90, Leader, CEP 44.700-000, Jacobina-Ba, em envelope fechado, com a descrição da vaga pretendida, acrescida da expressão Convênio INGÁ/COFASPI . Os currículos também poderão ser enviados pelos Correios com AR (Aviso de Recebimento) com data de postagem até 14/06/2010.

Prazo: Serão aceitos e analisados os currículos e cartas recebidos até o dia 14 de junho de 2010. No dia 15 de junho de 2010 será publicado no endereço eletrônico www.cofaspi.blogspot.com, o resultado da aprovação da primeira etapa (análise de currículos).

Ocorrência das demais fases: As entrevistas individuais, apenas para os aprovados na seleção de currículos e carta, serão realizadas no dia 17 de junho, na sede do COFASPI, em horário a ser estabelecido e anunciado junto com a divulgação do resultado da primeira fase.

Duração: A contratação será por tempo determinado, terá duração de três meses inicais, podendo ser aditada de acordo com a conveniência das partes.

Resultado final: Será divulgado no endereço eletrônico http://www.cofaspi.blogspot.com até o dia 18 de Junho de 2010.

Outras informações: Telefone (74) 3621 7036 / (74) 8108 7399.

Jacobina - Ba., 08 de Junho de 2010.

Fredson Rodrigues de Araújo
Presidente da Comissão de Seleção

terça-feira, 1 de junho de 2010

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL – N° 013/2010 - RESULTADO FINAL

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL – N° 013/2010

RESULTADO FINAL

O presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI – Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, instituída pela Resolução 006/2010 de 05/01/2010 da presidência da Instituição, torna público que em virtude do grande número de currículos que chegaram e da grande abrangência do edital, foi necessário adiar a data da publicação do Resultado Final do Edital 013/2010, ao mesmo tempo comunica os candidatos (as) selecionados (as), conforme tabela a seguir:

EDITAL Território Selecionados(as)

013/2010 Bacia do Jacuípe ----------Neliane Santos Rios

Itaparica -----------------Kildares Santos Nunis

Bacia do Rio Corrente -----Robson Vieira dos Anjos

Piemonte do Paraguaçu -----Sidnei Santos de Souza

Vitória da Conquista ------Maridalva Freire Lemos

Baixo Sul Marcos ---------Luis Teixeira Oliveira

Sertão Produtivo ----------Não selecionado


Jacobina/BA, 01 de junho de 2010.

Fredson Rodrigues de Araujo
Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal